Blog Leda >> Quando retornar ao trabalho após a licença-maternidade
Quando retornar ao trabalho após a licença-maternidade
Quando voltar ao trabalho após a licença-maternidade?
A licença- maternidade é um período importante para a mãe se dedicar ao cuidado do bebê e se adaptar à nova rotina da maternidade. No entanto, chega um momento em que é preciso decidir quando retornar ao trabalho e conciliar a vida profissional com a maternidade.
O tempo de licença-maternidade pode variar de acordo com a legislação de cada país. No Brasil, por exemplo, a lei permite que as mães fiquem afastadas do trabalho por até 120 dias. Já em outros países, como a Suécia, o período pode chegar a 480 dias.
No entanto, além do tempo estipulado pela legislação, é importante que a mãe avalie uma série de fatores antes de retornar ao trabalho. Cada mulher tem sua própria realidade e é preciso respeitar o tempo necessário para se adaptar às novas responsabilidades e demandas da maternidade.
Qual o momento certo para voltar ao trabalho?
Não existe uma resposta única para essa pergunta, pois cada mãe e cada família têm suas particularidades. Algumas mulheres se sentem prontas para voltar ao trabalho após o período mínimo de licença-maternidade, enquanto outras preferem esperar um pouco mais.
O momento certo para voltar ao trabalho vai depender de diversos fatores, como o apoio familiar, a disponibilidade de creches ou cuidadores para o bebê e o suporte da empresa. É importante considerar também o bem-estar emocional da mãe e o quanto ela se sente preparada para se separar do bebê por algumas horas do dia.
Algumas dicas para ajudar na tomada de decisão são:
- Avalie o suporte que você terá em casa . Ter um bom suporte familiar ou contratar uma babá ou cuidadora de confiança pode facilitar a transição para o trabalho. Assim, você terá mais tranquilidade para se dedicar ao trabalho sabendo que seu filho está em boas mãos.
- Verifique a disponibilidade de creches ou escolinhas próximas ao seu trabalho. Ter a certeza de que seu filho estará em um ambiente seguro e de confiança pode trazer mais tranquilidade na hora de retornar ao trabalho.
- Converse com seu empregador. É importante verificar se a empresa possui alguma política interna que facilite o retorno das mães ao trabalho, como a possibilidade de horários flexíveis ou trabalho em casa . Essas opções podem ser essenciais para conciliar a vida profissional com a maternidade.
Conheça o Leda
O Leda é uma rede social criada especialmente para mães, com conteúdos em formato de podcasts e trilhas de conhecimento desenvolvidos por especialistas em maternidade. No Leda, você encontra todo o suporte necessário para retornar ao trabalho após a licença-maternidade, com dicas, orientações e relatos de outras mães que já passaram por essa experiência.
Clique aqui para conhecer o Leda e descobrir como essa plataforma pode te ajudar nesse momento tão importante da sua vida!
🤰 Alice Oliveira
Alice Oliveira é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!