Blog Leda >> Segurança em casa: dicas para proteger os filhos
Segurança em casa: dicas para proteger os filhos
Segurança em casa: dicas para proteger os filhos
Quando se trata de criar um ambiente seguro para nossos filhos, devemos estar sempre atentos aos possíveis perigos que podem existir dentro de casa. Muitas vezes, por mais que tomemos precauções, acidentes podem acontecer. No entanto, seguindo algumas dicas simples, podemos reduzir significativamente os riscos e garantir a segurança de nossos pequenos.
1. Mantenha produtos químicos fora do alcance das crianças
Produtos de limpeza, como detergentes, água sanitária e desinfetantes, podem ser extremamente perigosos se ingeridos pelas crianças. Certifique-se de mantê-los em armários fechados com travas de segurança ou em prateleiras altas, fora do alcance dos pequenos. Além disso, evite guardar esses produtos em garrafas de refrigerante ou recipientes que possam causar confusão.
2. Instale grades de segurança em escadas
Escadas são um dos maiores riscos de acidentes domésticos para as crianças. Instalar grades de segurança nas escadas é essencial para evitar quedas. Certifique-se de que as grades são devidamente fixadas e não podem ser facilmente removidas pelas crianças.
3. Coloque protetores nas tomadas elétricas
Tomadas elétricas são atrativas para as crianças, que podem enfiar objetos ou os próprios dedinhos nelas, correndo o risco de levar choques elétricos. Utilize protetores de tomada para evitar acidentes. Verifique se os protetores estão devidamente instalados em todas as tomadas da casa.
4. Evite deixar fios elétricos soltos
Fios soltos podem ser um perigo para as crianças. Procure organizar os fios elétricos e evitar deixá-los ao alcance dos pequenos. Utilize organizadores de fios e mantenha-os sempre bem presos e fora do alcance.
5. Instale grade de proteção nas janelas
Janelas abertas podem representar um risco de queda para as crianças, especialmente nos andares altos. Instale grades de proteção nas janelas para evitar acidentes. Certifique-se de que as grades sejam firmes e resistentes.
6. Nunca deixe as crianças sozinhas na água
Acidentes com afogamento são um dos principais desastres domésticos envolvendo crianças. Nunca deixe as crianças sozinhas na água , seja na banheira, piscina ou até mesmo em baldes. Mantenha a vigilância constante e nunca se ausente.
7. Tenha cuidado com móveis e objetos pesados
Crianças pequenas têm o hábito de subir em móveis e objetos. Certifique-se de que móveis como estantes, televisões e armários estejam devidamente fixados na parede para evitar tombamentos. Além disso, evite deixar objetos pesados ao alcance dos pequenos.
Conheça o Leda e encontre mais dicas de segurança doméstica
O Leda é uma rede social exclusiva para mães, que oferece uma série de conteúdos sobre maternidade , incluindo dicas de segurança doméstica. Ao se cadastrar no Leda, você terá acesso a podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade, que irão te ajudar a garantir a segurança e bem-estar de seus filhos dentro e fora de casa. Clique aqui para conhecer a plataforma e ter acesso a essas informações valiosas!
🤰 Isabel Cristina
Isabel Cristina é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!