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Teoria do Desenvolvimento Moral Infantil: Uma Visão Geral
O que é a Teoria do Desenvolvimento Moral?
A teoria do desenvolvimento moral é um campo de estudo da psicologia que busca entender como as crianças desenvolvem a capacidade de fazer julgamentos éticos e seguir regras sociais. Essa teoria, proposta inicialmente por Jean Piaget e posteriormente aprimorada por Lawrence Kohlberg, descreve uma série de estágios pelos quais as crianças passam ao longo de seu desenvolvimento moral.
Estágios do Desenvolvimento Moral de Piaget
A teoria de Piaget sugere que as crianças passam por três estágios principais de desenvolvimento moral:
- Fase pré-operacional: Nesta fase, que ocorre aproximadamente dos 2 aos 7 anos de idade, as crianças são egocêntricas e têm dificuldade em compreender o ponto de vista de outras pessoas. Seus julgamentos morais são baseados em regras e punições impostas pelos adultos.
- Fase heterônoma: Entre os 7 e 10 anos de idade, as crianças começam a compreender que há diferentes perspectivas morais e que as regras são estabelecidas por autoridades. No entanto, ainda acreditam que as regras são imutáveis e quebrá-las resultará em punições automáticas.
- Fase autônoma: A partir dos 10 anos de idade, as crianças começam a desenvolver um senso de moralidade mais independente. Elas são capazes de considerar diferentes pontos de vista e entender que as regras podem ser modificadas por um consenso entre as pessoas envolvidas.
Estágios do Desenvolvimento Moral de Kohlberg
Lawrence Kohlberg expandiu a teoria de Piaget e propôs uma série de estágios adicionais de desenvolvimento moral. Kohlberg argumenta que o desenvolvimento moral não se encerra na adolescência e pode continuar ao longo da vida adulta. Seus estágios são divididos em três níveis, cada um com dois estágios:
- Nível Pré-convencional: Neste nível, o julgamento moral é baseado em consequências pessoais e recompensas. Os estágios são: obediência e punição (fase 1) e benefício próprio (fase 2).
- Nível Convencional: Neste nível, o julgamento moral é baseado na conformidade com normas sociais e expectativas. Os estágios são: bom comportamento interpessoal (fase 3) e manutenção da ordem social (fase 4).
- Nível Pós-convencional: Neste nível, o julgamento moral é baseado em princípios éticos universais. Os estágios são: contrato social (fase 5) e ética universal (fase 6).
A Importância da Teoria do Desenvolvimento Moral
O estudo do desenvolvimento moral é importante porque ajuda os pais, educadores e profissionais de saúde a compreenderem como as crianças desenvolvem seu senso de ética e responsabilidade social. Ao entender as etapas pelas quais as crianças passam, é possível oferecer o suporte apropriado para promover seu crescimento moral e ajudá-las a se tornarem cidadãos éticos e conscientes.
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