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Teorias de desenvolvimento infantil
Teorias de desenvolvimento infantil
O crescimento e desenvolvimento de uma criança ao longo dos anos é um assunto fascinante. Existem várias teorias que explicam os estágios pelos quais uma criança passa durante a infância até a adolescência.
Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget
Uma das teorias mais conhecidas é a do psicólogo suíço Jean Piaget. Ele propôs que as crianças passam por quatro estágios principais de desenvolvimento cognitivo: o estágio sensório- motor , o estágio pré-operacional, o estágio das operações concretas e o estágio das operações formais.
No estágio sensório- motor (do nascimento aos 2 anos), as crianças exploram o mundo através dos sentidos e das ações físicas. No estágio pré-operacional (dos 2 aos 7 anos), elas desenvolvem a capacidade de representar objetos e eventos mentalmente, mas ainda não conseguem realizar operações lógicas de forma reversível.
No estágio das operações concretas (dos 7 aos 11 anos), as crianças adquirem a capacidade de pensar logicamente sobre objetos e eventos do mundo real. E finalmente, no estágio das operações formais (dos 11 anos em diante), elas desenvolvem a capacidade de pensar de forma abstrata e hipotética.
Teoria do apego de Bowlby
Outra teoria importante é a do psiquiatra britânico John Bowlby, que propôs a teoria do apego. Ele argumentou que o apego emocional entre a criança e o cuidador primário é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança.
De acordo com Bowlby, as crianças passam por quatro fases principais de desenvolvimento do apego: o pré-apego (do nascimento às 6 semanas), o apego indiscriminado (dos 6 semanas aos 6-7 meses), o apego discriminado (dos 7 meses aos 3 anos) e o apego recíproco (a partir dos 3 anos).
Teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson
O psicanalista alemão Erik Erikson propôs uma teoria do desenvolvimento psicossocial que descreve oito estágios que uma pessoa atravessa ao longo da vida. Esses estágios incluem a resolução de crises ou conflitos que surgem em diferentes idades.
Os estágios do desenvolvimento psicossocial de Erikson relacionados à infância e à adolescência são: confiança versus desconfiança (0-1 ano), autonomia versus vergonha e dúvida (1-3 anos), iniciativa versus culpa (3-6 anos), indústria versus inferioridade (6-12 anos) e identidade versus confusão de papéis (12-18 anos).
Conhecer essas teorias de desenvolvimento infantil pode ajudar os pais a entenderem melhor as diferentes fases pelos quais seus filhos passam e a oferecerem o apoio adequado ao seu crescimento.
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🤰 Fernanda C. Oliveira
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