Blog Leda >> Útero Septado: O que é e como tratar
Útero Septado: O que é e como tratar
O que é o útero septado?
O útero septado é uma anomalia congênita do útero, que ocorre durante o desenvolvimento fetal. Nesse caso, o útero é dividido em duas partes por uma parede interna, conhecida como septo. Essa divisão pode ser total, chegando até o colo do útero, ou parcial, atingindo apenas uma parte do útero.
Causas e Sintomas
Acredita-se que o útero septado seja resultado de uma má formação do sistema reprodutor feminino durante a gestação. No entanto, as causas exatas ainda não são conhecidas.
Os sintomas do útero septado podem variar, mas em muitos casos não há sintomas evidentes. No entanto, algumas mulheres podem apresentar dificuldades para engravidar ou manter a gravidez, abortamento recorrente ou parto prematuro.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico do útero septado é feito por meio de exames de imagem , como a histerossalpingografia e a ultrassonografia transvaginal. Esses exames permitem visualizar a divisão interna do útero.
O tratamento para o útero septado pode variar de acordo com os sintomas e a gravidade da condição. Em casos assintomáticos, geralmente não é necessário nenhum tipo de intervenção. No entanto, quando o útero septado causa dificuldades de engravidar ou manter a gravidez, pode ser recomendada a ressecção cirúrgica do septo uterino.
Conheça a plataforma Leda
A Leda é uma rede social para mães, que oferece conteúdos em formato de podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade . Na plataforma, você encontrará informações atualizadas sobre diversos temas relacionados à maternidade, incluindo o útero septado. Além disso, você poderá conectar-se com outros especialistas e mães, compartilhar experiências e obter suporte emocional durante essa fase tão importante da sua vida.
Para conhecer mais sobre a Leda e aproveitar todos os benefícios que nossa plataforma oferece, visite nosso site e faça parte dessa comunidade de mães!
🤰 Giovanna Silva Costa
Giovanna Silva Costa é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!