Blog Leda >> A influência do consumo de álcool na gravidez
A influência do consumo de álcool na gravidez
A influência do consumo de álcool na gravidez
O consumo de álcool durante a gravidez é um tema cercado de polêmicas e dúvidas. Enquanto algumas mulheres acreditam que um copo de vinho ocasional não faz mal ao bebê, especialistas afirmam que qualquer quantidade de álcool pode trazer riscos para o desenvolvimento do feto.
É importante entender que o álcool atravessa facilmente a placenta e chega ao feto, podendo afetar seu desenvolvimento. O fígado do bebê ainda não é capaz de metabolizar o álcool da mesma forma que o de um adulto, o que faz com que os níveis de álcool no sangue do feto sejam mais altos e por mais tempo.
Os riscos do consumo de álcool na gravidez
O consumo de álcool na gravidez pode trazer diversos problemas para o feto. O álcool é um teratógeno, ou seja, uma substância que pode causar malformações no bebê. O álcool aumenta o risco de malformações congênitas, como defeitos no coração, fissuras labiais, atraso no crescimento fetal e danos cerebrais.
O Transtorno do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF) é um dos principais problemas decorrentes do consumo de álcool na gravidez. Ele engloba uma série de características físicas e cognitivas, como atraso no desenvolvimento motor e intelectual, problemas de aprendizagem, comportamento impulsivo e dificuldades sociais.
Recomendações médicas
Diante dos riscos associados ao consumo de álcool na gravidez, a recomendação médica é clara: a abstinência total é a melhor opção. Isso significa evitar completamente o consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica durante toda a gestação.
Além disso, é importante lembrar que não existem níveis de consumo considerados seguros durante a gravidez. Mesmo pequenas quantidades de álcool podem trazer riscos ao feto.
Conheça o Leda e tenha acesso a conteúdos especializados sobre maternidade
O Leda é uma rede social para mães que oferece uma plataforma completa de conteúdos especializados em maternidade . Com podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas, você pode ter acesso a informações atualizadas sobre os cuidados com o bebê, saúde da mãe , alimentação , educação e muito mais.
Se você está buscando informações confiáveis sobre maternidade, não deixe de conhecer o Leda. Clique aqui para acessar o site e começar a explorar os conteúdos disponíveis, tudo de forma gratuita.
🤰 Marina Oliveira
Marina Oliveira é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!