Blog Leda >> Álcool e seus efeitos na gestação
Álcool e seus efeitos na gestação
Consumo de álcool na gravidez: quais são os riscos?
O consumo de álcool durante a gestação é uma preocupação séria e comprovadamente prejudicial para o desenvolvimento do feto. Estudos demonstram que a exposição ao álcool pode causar uma série de danos ao bebê , incluindo problemas no desenvolvimento físico e cognitivo.
Impactos do álcool na gestação
Quando uma mulher consome bebidas alcoólicas durante a gravidez, o álcool passa rapidamente para a corrente sanguínea do feto através da placenta . Isso pode afetar o desenvolvimento dos órgãos do bebê , incluindo o cérebro, coração e sistema nervoso.
Além disso, o consumo de álcool na gravidez está associado a um maior risco de aborto espontâneo, parto prematuro, baixo peso ao nascer, deformações faciais, deficiências no desenvolvimento intelectual e emocional, entre outros problemas de saúde.
Como se cuidar durante a gestação
Para garantir a saúde do seu bebê , é fundamental evitar completamente o consumo de álcool durante toda a gestação. Se você está tentando engravidar ou já está grávida e tem dificuldades em parar de beber, é importante buscar ajuda profissional, como um médico ou um psicólogo especializado em dependência química.
No Leda, você encontra uma plataforma completa, com podcasts e trilhas de conhecimento desenvolvidos por especialistas em maternidade . Acesse agora mesmo e tenha acesso a conteúdos exclusivos para cuidar da sua saúde e do seu bebê durante a gestação.
🤰 Beatriz Ferreira
Beatriz Ferreira é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!