Blog Leda >> Amamentação e seus benefícios
Amamentação e seus benefícios
Amamentação e seus benefícios
A amamentação é um dos momentos mais especiais na vida de uma mãe e um dos melhores presentes que ela pode dar ao seu filho . Além de nutrir o bebê , o ato de amamentar traz uma série de benefícios tanto para a mãe quanto para a criança .
Benefícios para o bebê
A amamentação é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como alimentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida do bebê , e como complemento até os dois anos de idade. Isso porque o leite materno possui todos os nutrientes e anticorpos necessários para o desenvolvimento saudável da criança. Além disso, o leite materno é de fácil digestão, o que previne problemas gastrointestinais como diarreias e cólicas.
Além da alimentação, o ato de amamentar fortalece o vínculo mãe- bebê , promove o desenvolvimento emocional da criança e contribui para a formação do sistema imunológico, prevenindo doenças como infecções respiratórias, otites e alergias.
Benefícios para a mãe
A amamentação também traz benefícios para a mãe. Durante o ato de amamentar, o corpo libera hormônios como a ocitocina, que promove o relaxamento e o vínculo afetivo com o bebê . Além disso, amamentar ajuda a recuperar o peso mais rapidamente após o parto, reduz o risco de hemorragias pós-parto e de câncer de mama e ovário.
Amamentação e a creche
Uma das preocupações das mães que amamentam é como conciliar a amamentação com o retorno ao trabalho e a creche. Para isso, é importante planejar-se com antecedência e buscar alternativas para manter a amamentação de forma efetiva.
Uma das principais estratégias é fazer o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê, já que a oferta de outros alimentos é uma das dificuldades encontradas pelas mães que retornam ao trabalho ou colocam seus filhos na creche. É importante também conversar com a equipe da creche para que eles possam fornecer o suporte necessário para a mulher continuar amamentando, como oferecer horários e locais adequados para a extração do leite e armazenamento correto.
Além disso, o Leda, a rede social para mães, oferece conteúdos exclusivos sobre a amamentação e como conciliá-la com o retorno ao trabalho e a creche. Na plataforma, é possível encontrar podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade , que irão fornecer dicas e orientações para as mães que desejam continuar amamentando mesmo após voltar ao trabalho ou colocar seus filhos na creche. Não perca tempo, acesse o Leda e conheça todas as vantagens que a plataforma oferece para mães e seus filhos!
🤰 Giovanna Oliveira
Giovanna Oliveira é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!