Blog Leda >> Atraso menstrual: entenda as causas e como os distúrbios hormonais podem influenciar
Atraso menstrual: entenda as causas e como os distúrbios hormonais podem influenciar
Se você é uma mulher em idade fértil, é bastante comum que o atraso menstrual seja motivo de preocupação. Afinal, a menstruação é um indicativo importante da saúde do seu sistema reprodutor, e quando algo não está funcionando como deveria, é comum que a menstruação atrase.
O que é o atraso menstrual?
O atraso menstrual, como o próprio nome sugere, é quando a menstruação não vem na data esperada. O ciclo menstrual é contado a partir do primeiro dia da menstruação até o dia anterior ao próximo período menstrual. Geralmente, o ciclo tem uma média de 28 dias, mas pode variar de mulher para mulher.
Um atraso menstrual de até 7 dias é considerado algo normal e pode ser causado por diversos fatores, como estresse, alterações nos hábitos alimentares, viagens, entre outros. No entanto, se o atraso for maior que 7 dias e não houver uma gravidez confirmada, é necessário investigar as possíveis causas.
Causas do atraso menstrual
Existem diversas causas para o atraso menstrual, e uma delas são os distúrbios hormonais. Os hormônios são responsáveis por regular todo o ciclo menstrual, desde o amadurecimento do óvulo até a descamação do endométrio. Quando há um desequilíbrio hormonal, é comum que ocorra o atraso menstrual.
Os distúrbios hormonais podem ser causados por diversos fatores, como estresse crônico, alterações na tireoide, síndrome dos ovários policísticos, entre outros. Esses distúrbios podem interferir na produção dos hormônios responsáveis pela regulação do ciclo menstrual, levando ao atraso da menstruação.
Outras causas para o atraso menstrual incluem a menopausa, a amamentação , o uso de certos medicamentos, como anticoncepcionais e antidepressivos, e condições de saúde, como obesidade, diabetes e distúrbios da tireoide.
Como os distúrbios hormonais podem influenciar o ciclo menstrual?
Os distúrbios hormonais podem afetar o ciclo menstrual de diferentes formas. Em alguns casos, o atraso pode ser apenas uma consequência do desequilíbrio hormonal, sem maiores complicações. No entanto, em outros casos, os distúrbios hormonais podem levar a outras alterações no ciclo menstrual, como irregularidade, ausência de menstruação (amenorreia) e cólicas intensas.
Em alguns casos, é necessário realizar exames para identificar a causa do atraso menstrual e, assim, iniciar o tratamento adequado. O médico poderá solicitar exames de sangue para verificar os níveis dos hormônios, além de outros exames complementares, se necessário.
Conheça o Leda!
O Leda é uma plataforma online que reúne conteúdos especializados sobre maternidade e saúde feminina . Com podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade, o Leda oferece informação de qualidade para você se sentir mais segura e confiante em seu papel de mãe .
Se você está enfrentando algum problema relacionado à maternidade , como atraso menstrual ou distúrbios hormonais, o Leda pode te ajudar a entender melhor esse assunto. Visite o nosso site e conheça tudo o que o Leda tem a oferecer!
🤰 Isabela S. Silva
Isabela S. Silva é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!