Blog Leda >> Cirurgia plástica após gravidez: vale a pena considerar a vaginoplastia?
Cirurgia plástica após gravidez: vale a pena considerar a vaginoplastia?
A gravidez é um momento único na vida de uma mulher, repleto de mudanças e transformações. No entanto, a gestação pode deixar marcas no corpo que podem afetar a autoestima feminina. Uma das regiões que passa por grandes transformações é a região íntima, especialmente a vagina.
É comum que após a gravidez as mulheres sintam que sua vagina ficou flácida, com a musculatura mais relaxada e que tenha perdido a firmeza de antes. Essa sensação pode incomodar algumas mulheres e levar a problemas como incontinência urinária e falta de prazer sexual.
O que é vaginoplastia?
A vaginoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo rejuvenescer a região vaginal, promovendo o estreitamento e o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico. Durante a cirurgia, o excesso de tecido vaginal é removido, permitindo que a vagina fique mais apertada e tonificada.
Ela pode ser realizada por diferentes motivos, como o desejo de melhorar a autoestima , recuperar a função sexual após a gravidez, corrigir a flacidez vaginal causada pelo envelhecimento ou até mesmo tratar problemas de saúde, como a incontinência urinária.
Essa cirurgia é geralmente realizada com anestesia local, podendo ser ambulatorial ou com internação de curta duração. O tempo de recuperação varia de acordo com as características individuais de cada paciente, mas, em geral, é possível retomar as atividades cotidianas em cerca de uma semana.
Vale a pena considerar a vaginoplastia após a gravidez?
Essa é uma questão bastante pessoal e cada mulher deve avaliar seus objetivos e expectativas em relação ao procedimento. É importante lembrar que a vaginoplastia é um procedimento cirúrgico e, como tal, apresenta riscos e possíveis complicações.
Antes de optar pela cirurgia, é fundamental que a mulher esteja em boas condições de saúde e converse com um médico especialista, que poderá orientá-la sobre os benefícios e riscos do procedimento. Além disso, é importante que haja um bom entendimento das expectativas em relação aos resultados, uma vez que a cirurgia não garante a recuperação total da funcionalidade e do prazer sexual.
Conheça o Leda e aprofunde-se no tema da maternidade e cirurgia plástica
No Leda, você encontra uma plataforma completa sobre maternidade , com conteúdos exclusivos em formatos de podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas na área. Acesse agora mesmo e conheça todas as informações sobre vaginoplastia após a gravidez, bem como outros temas relacionados à maternidade e à saúde feminina.
🤰 Amanda Rodrigues Santos
Amanda Rodrigues Santos é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!