Blog Leda >> Como ajudar o filho a se sentir mais seguro
Como ajudar o filho a se sentir mais seguro
Como ajudar o filho a se sentir mais seguro
A maternidade é uma jornada cheia de desafios e emoções. Ver nossos filhos crescerem e enfrentarem situações novas pode despertar diversos medos e inseguranças em nós, mães. Mas é importante lembrar que também podemos ser a fonte de segurança e conforto para nossos filhos.
Muitas crianças passam por fases em que se sentem inseguras e com medo. Seja por causa de uma mudança de ambiente , o início da escola , uma nova atividade extracurricular ou até mesmo por enfrentar situações desafiadoras, como uma apresentação na escola. Nesses momentos, nós, como mães, temos o papel de acolher e ajudar nossos filhos a se sentirem mais seguros.
Mas como podemos fazer isso? Como ajudar o filho a se sentir mais seguro? Aqui vão algumas dicas:
Tenha uma rotina estável e previsível
As crianças se sentem mais seguras quando possuem uma rotina estável e previsível. Isso porque elas sabem o que esperar e se sentem mais confortáveis com a previsibilidade das atividades do dia a dia. Tente criar uma rotina para o seu filho, com horários regulares para as refeições, o sono e as atividades.
Esteja presente e disponível
Uma das formas mais importantes de ajudar o filho a se sentir mais seguro é estando presente e disponível para ele. Dedique tempo de qualidade para brincar, conversar e compartilhar momentos juntos. Mostre ao seu filho que ele pode contar com você sempre que precisar.
Estimule a autonomia
Às vezes, os medos e as inseguranças dos filhos estão relacionados ao fato deles se sentirem dependentes. Estimule a autonomia do seu filho, dando a ele responsabilidades e tarefas adequadas à sua idade. Isso vai ajudar a aumentar a confiança dele em si mesmo.
Escute as preocupações do seu filho
Os medos e as inseguranças dos filhos podem ser complexos e variados. Esteja sempre disposta a escutar as preocupações do seu filho, mesmo que elas possam parecer pequenas ou bobas para você. Mostre empatia e dê espaço para que ele se expresse.
Faça atividades de relaxamento
Algumas crianças podem se sentir mais seguras ao praticar atividades de relaxamento , como respiração profunda, ioga, meditação ou leitura de um livro antes de dormir. Essas atividades ajudam a acalmar a mente e o corpo, proporcionando um estado de tranquilidade.
Lembre-se que cada criança é única e pode ter diferentes formas de lidar com os medos e as inseguranças. Portanto, é importante estar atenta às necessidades e aos sentimentos do seu filho, oferecendo apoio e segurança sempre que preciso.
Quer saber mais sobre como ajudar o seu filho a se sentir mais seguro? Conheça a plataforma do Leda, onde você terá acesso a conteúdos exclusivos criados por especialistas em maternidade. Clique aqui e conheça!
🤰 Gabriela C. Ribeiro
Gabriela C. Ribeiro é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!