Blog Leda >> Como conciliar a maternidade com a vida social
Como conciliar a maternidade com a vida social
Se você é mãe , sabe o quanto a maternidade pode ser desafiadora. Desde o momento em que o seu bebê nasce, sua vida gira em torno dele. Cuidar, alimentar, trocar fraldas, acalmar, dar banho... tudo isso pode tomar a maior parte do seu tempo e energia.
Muitas vezes, a vida social acaba ficando em segundo plano. Afinal, como conciliar a maternidade com o convívio social? É possível encontrar um equilíbrio entre ser mãe e ter uma vida social ativa?
A importância da vida social para a mãe
A maternidade é uma fase maravilhosa, mas também pode ser solitária. Ter um grupo de amigos e um tempo reservado para as atividades sociais é fundamental para a saúde mental e emocional da mãe.
A convivência com outras pessoas, sejam elas mães ou não, permite trocar experiências, desabafar, encontrar apoio e até mesmo descobrir novas oportunidades e interesses. Além disso, ter momentos de lazer e diversão é essencial para recarregar as energias e se sentir realizada.
Como conciliar a maternidade com a vida social
Para conciliar a maternidade com a vida social, é necessário encontrar um equilíbrio entre os cuidados com o bebê e as atividades sociais. Aqui vão algumas dicas:
- Crie uma rotina: Estabelecer uma rotina para o bebê pode ajudar a organizar o seu tempo e ter momentos livres para atividades sociais.
- Conte com a ajuda de outras pessoas: Não tenha medo de pedir ajuda para os avós, tios, amigos ou contratar um serviço de babysitter. Ter alguém para ficar com o bebê enquanto você sai pode ser uma ótima solução.
- Planeje os momentos de lazer: Antecipe-se e planeje os momentos de lazer. Organize encontros com amigos , programe saídas para passeios ou atividades que você gosta.
- Participe de grupos de mães : Existem diversos grupos de mães nas redes sociais, onde você pode encontrar pessoas que estão na mesma fase de vida que você e fazer novas amizades. Esses grupos também costumam organizar encontros e atividades.
- Invista em autoconhecimento: Conhecer seus próprios desejos e necessidades é fundamental para conciliar a maternidade com a vida social. Saiba identificar o que te faz bem e traz satisfação. Assim, você conseguirá priorizar as atividades que realmente são importantes para você.
Se mesmo com essas dicas você sentir dificuldades, lembre-se que não há nada de errado em pedir ajuda profissional. Um psicólogo ou terapeuta pode te auxiliar a encontrar o equilíbrio necessário para ser mãe e ter uma vida social ativa.
Conte com o apoio do Leda
No Leda, você encontra uma comunidade de mães que estão passando pelas mesmas dificuldades e desafios que você. Além disso, a plataforma oferece conteúdos exclusivos em formato de podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade.
Conheça o Leda e encontre o apoio que você precisa para voltar à vida social após a maternidade. Clique aqui para saber mais!
🤰 Manuela Oliveira
Manuela Oliveira é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!