Blog Leda >> Como lidar com a culpa de ser mãe
Como lidar com a culpa de ser mãe
Como lidar com a culpa de ser mãe
A maternidade é um processo que traz consigo uma série de emoções e desafios. Entre eles, o sentimento de culpa é um dos mais comuns e presentes na vida de muitas mães. A sensação de estar sempre fazendo algo errado ou de não ser boa o suficiente pode ser avassaladora e interferir negativamente na saúde mental e no bem-estar das mães.
No entanto, é importante ressaltar que a culpa não é um sentimento exclusivo das mães. Todos nós, em algum momento da vida, temos experiências que nos fazem sentir culpados. Na maternidade , esse sentimento muitas vezes está relacionado a questões como: falta de tempo para os filhos, dificuldade em conciliar a carreira e a vida pessoal, comparação com outras mães, entre outros.
Mas como lidar com a culpa de ser mãe e encontrar um equilíbrio emocional nessa jornada? A seguir, compartilho algumas dicas que podem te ajudar:
1. Reconheça que você é uma mãe incrível
A primeira e mais importante dica é reconhecer que você é uma mãe incrível e que está dando o seu melhor. Lembre-se de que não existem mães perfeitas, e sim mães reais, que erram e acertam, que têm dias bons e dias ruins. Todos os dias você toma as melhores decisões para o seu filho , mesmo que nem sempre se sinta confiante.
2. Aceite ajuda
Muitas vezes, a culpa de ser mãe está relacionada ao sentimento de querer dar conta de tudo sozinha. Mas é importante lembrar que pedir ajuda não é sinal de fraqueza, pelo contrário, é uma demonstração de coragem e amor próprio. Não hesite em aceitar ajuda de familiares, amigos ou profissionais, sempre que necessário.
3. Cuide de si mesma
Se você não estiver bem, dificilmente conseguirá cuidar bem do seu filho. Priorize o seu bem-estar físico , mental e emocional. Tire um tempo para si mesma, pratique atividades que te dão prazer, invista em hobbies , cuide da sua saúde e não se sinta egoísta por isso. Lembre-se de que cuidar de si mesma é também cuidar do seu filho.
4. Fuja da comparação
A maternidade é um campo fértil para a comparação e a autocrítica. Mas é importante lembrar que cada mãe tem uma história, uma realidade e uma forma única de cuidar do seu filho. Não se compare com outras mães e evite julgamentos ou críticas. Foque no que é melhor para você e para o seu filho, sem se deixar influenciar pelo que os outros estão fazendo.
5. Busque apoio
Uma forma eficaz de lidar com a culpa de ser mãe é buscar apoio. No Leda, você encontrará uma comunidade de mães que passam pelos mesmos desafios e sentimentos. Além disso, a plataforma oferece conteúdos em formato de podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade, que poderão te ajudar a entender e superar esse sentimento.
Então, se você está lidando com a culpa de ser mãe, não se sinta sozinha. Acesse o Leda e encontre apoio e informações para viver uma maternidade mais leve e saudável! Clique aqui para conhecer a plataforma.
🤰 Ana Carolina Rocha
Ana Carolina Rocha é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!