Blog Leda >> Como lidar com a culpa materna
Como lidar com a culpa materna
A maternidade é uma experiência incrível e cheia de emoções, mas também pode ser desafiadora e cheia de cobranças. Muitas mães se sentem constantemente culpadas por não darem conta de todas as responsabilidades envolvidas em criar os filhos, cuidar da casa, trabalhar e ainda manter um equilíbrio emocional .
É importante ressaltar que a culpa materna é um sentimento comum e que toda mãe passa por isso em algum momento. No entanto, é fundamental aprender a lidar com essa emoção de forma saudável para evitar sentimentos de frustração e ansiedade.
1. Reconheça seus limites
É normal querer ser uma mãe perfeita e estar presente em todos os momentos dos filhos, mas é importante reconhecer que você é humana e tem limitações. Não tenha medo de pedir ajuda e compartilhar as responsabilidades com o parceiro, familiares ou amigos. Permita-se descansar e cuidar de si mesma.
2. Defina suas prioridades
É impossível fazer tudo ao mesmo tempo, por isso é fundamental estabelecer prioridades. Anote todas as tarefas que você precisa fazer e organize-as por ordem de importância. Foque nas atividades que são essenciais e aprenda a dizer não para aquelas que não são tão importantes.
3. Cultive o autocuidado
Para dar conta da maternidade , é fundamental cuidar de si mesma. Reserve um tempo do seu dia para fazer atividades que te dão prazer, como ler um livro, praticar exercícios físicos ou meditar. Lembre-se que você precisa estar bem para cuidar dos outros.
O Leda é uma plataforma que oferece apoio e conhecimento para mães de todas as fases. Nele, você encontrará podcasts, trilhas de conhecimento e um blog com diversos conteúdos sobre maternidade . Conheça o Leda e encontre o suporte que você precisa para dar conta da maternidade.
🤰 Fernanda Mendes Alves
Fernanda Mendes Alves é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!