Blog Leda >> Como lidar com a culpa materna e prioridades
Como lidar com a culpa materna e prioridades
A maternidade é uma jornada cheia de desafios e emoções. Desde o momento em que descobrimos que seremos mães, somos inundadas por um mar de sentimentos , preocupações e expectativas . E, entre todos esses sentimentos, a culpa materna muitas vezes surge como uma sombra que nos persegue.
A culpa materna é um sentimento comum entre as mães, e pode surgir por diversas razões. Podemos nos sentir culpadas por não passarmos tempo suficiente com nossos filhos, por não sermos perfeitas em todas as áreas da maternidade , por não atendermos a todas as exigências da sociedade e até mesmo por darmos prioridade a nós mesmas.
Mas é importante lembrar que a culpa materna não é saudável e não nos ajuda a sermos melhores mães. É preciso aprender a lidar com esse sentimento e estabelecer prioridades que sejam saudáveis para nós mesmas e para nossos filhos.
1. Reconheça que você está fazendo o seu melhor
Muitas vezes, a culpa materna surge porque nos cobramos demais e esperamos ser mães perfeitas. Mas é importante lembrar que não existe uma mãe perfeita. Todas nós estamos aprendendo e fazendo o nosso melhor. Reconheça que você está fazendo o seu melhor e que isso é o suficiente.
2. Aprenda a dizer não
Uma das formas de lidar com a culpa materna é aprendendo a dizer não. Não podemos abraçar o mundo e atender a todas as demandas da maternidade . É preciso aprender a dizer não para algumas coisas e priorizar o que é realmente importante para nós e para nossos filhos.
3. Cuide de si mesma
Muitas vezes, nos sentimos culpadas por darmos prioridade a nós mesmas. Mas é importante lembrar que, para sermos boas mães, precisamos cuidar de nós mesmas. Tire um tempo para fazer coisas que te deixam feliz e descansada, como ler um livro, tomar um banho relaxante ou sair com as amigas.
CTA: Acesse o site do Leda e conheça nossa plataforma de conteúdos exclusivos sobre maternidade ! Encontre podcasts, trilhas de conhecimento e muito mais para te auxiliar nessa jornada materna .
Lidar com a culpa materna não é fácil, mas é possível encontrar um equilíbrio saudável. Saiba que você não está sozinha nessa jornada e que o Leda está aqui para te apoiar. Priorize seu bem-estar e o bem-estar de seus filhos, e lembre-se sempre de que você está fazendo o seu melhor.
🤰 Carla Cristina
Carla Cristina é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!