Blog Leda >> Como lidar com a depressão pós-parto
Como lidar com a depressão pós-parto
A chegada de um bebê é um momento muito especial e cheio de alegria , mas nem sempre é fácil lidar com as mudanças que essa nova fase da vida traz. Muitas mulheres passam por um período de tristeza e melancolia logo após o parto, conhecido como baby blues ou depressão pós-parto.
O que é o baby blues?
O baby blues é um quadro de tristeza, choro fácil, irritabilidade e ansiedade que muitas mães experimentam nos primeiros dias ou semanas após o parto. Essa condição é considerada normal e é causada por uma combinação de fatores hormonais, físicos e emocionais.
É importante ressaltar que o baby blues é diferente da depressão pós-parto, que é um transtorno mais sério e duradouro. Enquanto o baby blues geralmente desaparece após algumas semanas, a depressão pós-parto pode persistir por meses ou até anos.
Como lidar com o baby blues?
Embora o baby blues seja considerado uma reação normal e temporária, isso não significa que as mães devam simplesmente aceitá-lo e sofrer em silêncio. Existem várias estratégias que podem ajudar a lidar com o baby blues e facilitar a transição para a nova maternidade :
- Descanse o máximo possível: o cansaço excessivo pode piorar os sintomas do baby blues, por isso é importante aproveitar ao máximo os momentos em que o bebê está dormindo para descansar.
- Peça ajuda: não tenha medo de pedir ajuda para sua família e amigos, seja para cuidar do bebê ou para realizar outras tarefas do dia a dia.
- Converse com outras mães: compartilhar suas experiências com outras mães que estão passando ou passaram pelo mesmo período pode ser reconfortante e ajudar a reduzir a sensação de isolamento.
- Não se cobre tanto: lembre-se de que você está passando por uma fase de adaptação e que nem sempre as coisas serão perfeitas. Não tenha medo de pedir ajuda ou de deixar algumas coisas de lado para cuidar de si mesma.
Quando buscar ajuda profissional?
Embora o baby blues seja considerado normal e passageiro, em alguns casos ele pode se agravar e evoluir para uma depressão pós-parto. Se você estiver passando por um período de tristeza intensa, desinteresse pelas coisas que antes lhe davam prazer , dificuldade para dormir ou comer, pensamentos suicidas ou dificuldade em cuidar de si mesma ou do bebê, é importante buscar ajuda profissional o mais rápido possível.
No Leda, você encontrará uma equipe de profissionais especializados em maternidade, disponíveis para te ajudar nesse momento delicado. Lá, você poderá ter acesso a podcasts e trilhas de conhecimento sobre o baby blues e a depressão pós-parto, além de atendimento personalizado para te auxiliar a lidar com essa fase difícil. Clique aqui para conhecer a plataforma!
🤰 Isabela Silva
Isabela Silva é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!