Blog Leda >> Como lidar com a intromissão familiar na criação dos filhos
Como lidar com a intromissão familiar na criação dos filhos
Como lidar com a intromissão familiar na criação dos filhos
Um dos grandes desafios da maternidade é lidar com a intromissão da família e dos amigos na criação dos filhos. Muitas vezes, as pessoas ao nosso redor acham que têm o direito de opinar sobre a maneira como educamos e cuidamos dos nossos pequenos, o que pode gerar conflitos e frustrações .
No entanto, é importante lembrar que cada família é única e tem suas próprias escolhas e valores. Portanto, é fundamental estabelecer limites saudáveis e aprender a lidar com essa intromissão de forma assertiva e respeitosa.
1. Defina seus limites
Antes de mais nada, é fundamental ter clareza sobre quais são os seus limites e o que você considera aceitável ou não em relação à intromissão da família e dos amigos. Converse com seu parceiro e tenham uma conversa franca sobre quais são essas fronteiras, de modo que vocês estejam alinhados e possam se apoiar mutuamente quando necessário.
Com os limites estabelecidos, fica mais fácil comunicá-los às pessoas ao seu redor, deixando claro que vocês têm o direito de tomar as decisões que julgarem melhores para o bem-estar e desenvolvimento dos filhos.
2. Mantenha o diálogo aberto
Uma das formas mais eficientes de lidar com a intromissão familiar é manter o diálogo aberto e sincero. Converse com as pessoas envolvidas, explicando suas decisões e os motivos por trás delas.
Mostre que você está disposta a ouvir opiniões , mas deixe claro que as decisões finais cabem a você e ao pai da criança . Demonstre que vocês estão amparados por profissionais da área e que estão tomando decisões embasadas em conhecimento e cuidado com o bem-estar do filho .
3. Seja assertiva e firme
Diante da intromissão persistente da família e dos amigos, é importante ser assertiva e firme nas suas posições. Lembre-se que você é a mãe e ninguém melhor do que você para saber o que é melhor para o seu filho.
Não tenha medo de colocar limites e dizer não quando necessário. Se preciso, relembre as pessoas ao seu redor que a intenção delas pode ser boa, mas que você e o pai têm autonomia para decidir o que é melhor para a criança.
4. Busque apoio
A maternidade é uma jornada desafiadora e, muitas vezes, enfrentar a intromissão familiar pode ser ainda mais difícil. Por isso, busque apoio e orientação de profissionais especializados, como psicólogos ou consultores de parentalidade, que podem te auxiliar a lidar com essa situação de forma saudável.
Além disso, o Leda é um incrível espaço virtual criado especialmente para mulheres e mães, onde você encontra conteúdos, troca de experiências e suporte de outros pais que estão passando pelas mesmas situações que você. Clique no link abaixo para conhecer a plataforma e saber como ela pode te ajudar!
🤰 Amanda Costa
Amanda Costa é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!