Blog Leda >> Congelamento de leite materno: uma opção para mães que retornam ao trabalho
Congelamento de leite materno: uma opção para mães que retornam ao trabalho
Por que congelar o leite materno?
O aleitamento materno é um momento especial entre mãe e bebê , mas nem sempre é possível amamentar exclusivamente nos primeiros meses de vida. Muitas mães precisam retornar ao trabalho e, nesse momento, surge a necessidade de armazenar o leite materno para que o bebê continue recebendo os benefícios do aleitamento mesmo na ausência da mãe.
Como congelar o leite materno?
O congelamento do leite materno pode ser feito de maneira simples e segura. Antes de mais nada, é importante ter um recipiente adequado para armazenar o leite, como os potes próprios para congelamento.
Antes de colocar o leite no recipiente, é preciso etiquetá-lo com a data e horário da extração. Isso é importante para garantir que o leite seja utilizado dentro do prazo de validade recomendado.
Após etiquetar o recipiente, é hora de colocar o leite. Lembre-se de deixar um espaço vazio no topo do recipiente, pois o leite se expande durante o congelamento.
O leite pode ser congelado por até 15 dias em geladeira ou freezer e até 6 meses em congelador separado. É importante seguir as orientações de temperatura de cada equipamento para garantir a qualidade do leite.
Aquecendo o leite congelado
Quando chegar o momento de oferecer o leite congelado ao bebê , é preciso descongelá-lo. A forma mais segura de descongelar o leite materno é colocá-lo na geladeira de um dia para o outro. Assim, ele descongelará lentamente, preservando os nutrientes.
Caso não haja tempo para descongelar o leite na geladeira, ele também pode ser aquecido em banho-maria. No entanto, é importante evitar o uso do micro-ondas, pois ele pode aquecer o leite de forma desigual e comprometer a qualidade nutricional.
O que fazer com o leite congelado?
Além de ser oferecido diretamente ao bebê , o leite materno congelado pode ser utilizado para outros fins. Ele pode ser usado para fazer papinhas, mingaus e até mesmo banhos de imersão para o bebê. Lembre-se apenas de conferir a temperatura e a validade antes de usar o leite congelado para outros fins.
O congelamento de leite materno é uma opção viável para mães que precisam retornar ao trabalho e desejam manter a amamentação do bebê. Com os cuidados adequados, é possível armazenar o leite com segurança e garantir que o bebê continue recebendo todos os benefícios do aleitamento materno , mesmo na ausência da mãe.
🤰 Luiza Ferreira
Luiza Ferreira é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!