Blog Leda >> Consumo de álcool na gravidez: Conheça os riscos para a mãe e para o bebê
Consumo de álcool na gravidez: Conheça os riscos para a mãe e para o bebê
Entendendo a síndrome do bebê triste
A síndrome do bebê triste, também conhecida como síndrome alcoólica fetal (SAF), é um conjunto de alterações físicas e mentais que podem ocorrer em bebês quando suas mães consomem álcool durante a gravidez. Os principais sintomas da síndrome do bebê triste incluem retardo de crescimento, má formação de órgãos, problemas de comportamento e dificuldades de aprendizagem.
Os riscos do consumo de álcool na gravidez
O consumo de álcool durante a gravidez é extremamente prejudicial para o bebê em desenvolvimento. A substância atravessa a placenta e pode causar danos irreversíveis ao sistema nervoso do feto. Além disso, o álcool interfere na absorção de nutrientes essenciais para o crescimento saudável do bebê, aumentando o risco de retardo de crescimento e problemas de desenvolvimento.
Prevenção e conscientização
É fundamental que as gestantes tenham consciência dos riscos do consumo de álcool durante a gravidez e evitem completamente o seu consumo. Infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam em mitos ou minimizam os danos causados pelo álcool na gravidez. Por isso, é importante que haja campanhas de conscientização e que profissionais de saúde estejam preparados para informar e orientar as mulheres grávidas.
O papel do Leda na informação materna
O Leda é uma plataforma digital voltada para mães , com conteúdos exclusivos sobre gravidez, maternidade e cuidados com o bebê. Em nossa plataforma, você encontra podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade, além de um blog com artigos informativos e atuais sobre diversos temas relacionados à maternidade. Acesse o site do Leda e tenha acesso a tudo isso e muito mais!
🤰 Fernanda G. Costa
Fernanda G. Costa é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!