Blog Leda >> Desenvolvimento da coordenação motora grossa do bebê nos primeiros meses
Desenvolvimento da coordenação motora grossa do bebê nos primeiros meses
Desenvolvimento do bebê nos primeiros meses: coordenação motora grossa
Os primeiros meses de vida de um bebê são repletos de descobertas e desenvolvimento. A cada dia, seu pequeno vai adquirindo novas habilidades e se tornando mais independente. Uma das áreas do desenvolvimento que merece atenção especial é a coordenação motora grossa.
A coordenação motora grossa envolve movimentos amplos, como engatinhar, rolar, sentar, andar e correr. É a base para o desenvolvimento do equilíbrio, da agilidade e da força física. Nos primeiros meses, o bebê passa por diversas etapas de desenvolvimento nessa área.
Desenvolvimento da coordenação motora grossa nos primeiros meses
No primeiro mês, o bebê tem movimentos descoordenados e involuntários. Ele movimenta os membros de forma aleatória, sem controle sobre seu próprio corpo. Com o passar das semanas, ele começa a ganhar mais controle sobre seus movimentos.
No segundo mês, o bebê começa a ter mais controle sobre sua cabeça e pescoço, conseguindo levantá-los por alguns momentos durante o tempo de bruços. Ele também começa a fazer movimentos de pedalagem com as pernas quando está deitado de costas.
A partir do terceiro mês, o bebê começa a tentar empurrar o chão com os pés quando está de bruços, se esforçando para engatinhar. Ele também começa a tentar rolar, primeiro da barriga para o lado e, depois, da barriga para as costas.
No quarto mês, o bebê já consegue rolar dos dois lados e começa a fazer movimentos de engatinhar. Ele também começa a se sustentar sentado com apoio, desenvolvendo cada vez mais o equilíbrio.
A partir do quinto mês, o bebê já é capaz de sentar sem apoio e começar a engatinhar com mais coordenação e equilíbrio. Ele pode começar a se puxar para ficar de pé segurando em móveis e objetos.
E como estimular o desenvolvimento da coordenação motora grossa?
Existem diversas formas de estimular o desenvolvimento da coordenação motora grossa do bebê nos primeiros meses. Aqui estão algumas dicas valiosas:
- Deixe espaço para o bebê se movimentar livremente e explorar o ambiente;
- Coloque brinquedos e objetos ao alcance do bebê para que ele possa alcançá-los e pegá-los;
- Estimule-o a rolar e engatinhar oferecendo brinquedos e objetos interessantes para motivá-lo;
- Coloque almofadas macias no chão para amortecer quedas e proporcionar um ambiente seguro;
- Brinque de colocar pequenos objetos em cima de um móvel baixo para que o bebê possa alcançá-los;
- Ofereça brinquedos com texturas diferentes para estimular o tato do bebê;
- Pratique atividades de equilíbrio com o bebê, como segurá-lo em posição vertical com o apoio de suas mãos;
- Estimule-o a sentar com apoio e, depois, sem apoio, disponibilizando almofadas ou travesseiros para ajudar na sustentação;
- Crie uma rotina de atividades físicas diárias com o bebê, como brincadeiras de bola, engatinhar por túneis e subir pequenos degraus.
O importante é sempre respeitar o ritmo e os limites do bebê, oferecendo um ambiente seguro e estimulante para o seu desenvolvimento. E para acompanhar o desenvolvimento do seu bebê de forma completa, conheça o Leda. Lá você encontra podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade , que vão te ajudar a entender e estimular cada fase do desenvolvimento do seu filho . Clique aqui para conhecer o Leda e começar a aproveitar todos os benefícios da plataforma!
🤰 Isabela Nunes
Isabela Nunes é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!