Blog Leda >> Desenvolvimento motor na infância
Desenvolvimento motor na infância
O que é o desenvolvimento psicomotor em crianças com necessidades especiais?
O desenvolvimento psicomotor consiste na aquisição progressiva de habilidades motoras, cognitivas e emocionais ao longo da infância. Nas crianças com necessidades especiais, esse processo pode ocorrer de forma um pouco diferente.
Principais características do desenvolvimento motor em crianças com necessidades especiais
Cada criança é única e desenvolve-se de maneira diferente, mas existem algumas características comuns no desenvolvimento motor de crianças com necessidades especiais. Algumas delas podem incluir:
- Atraso no desenvolvimento motor: crianças com necessidades especiais podem demorar mais para adquirir habilidades motoras básicas, como sentar, engatinhar, andar, etc.
- Dificuldade na coordenação motora: crianças podem ter dificuldade em coordenar movimentos finos ou grossos, como segurar objetos ou escrever.
- Hipotonia muscular: crianças com necessidades especiais podem apresentar baixo tônus muscular, o que dificulta a execução de movimentos corporais.
- Desafios de equilíbrio: crianças podem ter dificuldades em manter o equilíbrio, o que pode afetar a realização de atividades como pular ou andar de bicicleta.
Principais etapas do desenvolvimento psicomotor em crianças com necessidades especiais
O desenvolvimento psicomotor em crianças com necessidades especiais pode ocorrer em diferentes etapas, variando de acordo com as características individuais de cada criança. No entanto, algumas etapas principais podem ser observadas:
- Movimentos reflexos: durante os primeiros meses de vida, as crianças com necessidades especiais podem apresentar movimentos reflexos, como agarrar objetos ou sugar.
- Controle de cabeça: por volta dos 2-3 meses, as crianças começam a desenvolver o controle da cabeça e podem se movimentar de forma mais independente.
- Controle do tronco: entre os 4-6 meses, as crianças começam a ganhar controle sobre o tronco e conseguem sentar com apoio.
- Rolar e engatinhar: por volta dos 7-10 meses, as crianças começam a rolar e engatinhar, desenvolvendo ainda mais o controle motor.
- Andar: entre 9-18 meses, dependendo da criança, ela pode começar a dar os primeiros passos.
- Habilidades motoras específicas: a partir de 2 anos, as crianças começam a desenvolver habilidades motoras específicas, como lançar uma bola ou saltar.
Atividades que auxiliam no desenvolvimento psicomotor em crianças com necessidades especiais
Existem diversas atividades e exercícios que podem auxiliar no desenvolvimento psicomotor de crianças com necessidades especiais. Alguns deles incluem:
- Estimulação sensorial: atividades que estimulam os sentidos, como brincadeiras com texturas, cores e sons, podem auxiliar no desenvolvimento motor.
- Estimulação visual: atividades visuais, como seguir objetos em movimento ou brincar com objetos coloridos, podem estimular a coordenação motora dos olhos e mãos.
- Estimulação tátil: brincadeiras que envolvam o tato, como explorar diferentes texturas ou brincar com massinha, podem desenvolver a coordenação motora fina.
- Exercícios físicos: atividades que envolvam movimentos corporais, como natação, dança ou trampolim, podem fortalecer a musculatura e melhorar o equilíbrio.
- Terapia ocupacional: a terapia ocupacional é uma excelente opção para auxiliar no desenvolvimento psicomotor em crianças com necessidades especiais, pois conta com profissionais especializados e recursos específicos.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o desenvolvimento psicomotor em crianças com necessidades especiais, que tal aprofundar seus conhecimentos e descobrir mais sobre esse tema? Acesse o Leda e conheça nossos podcasts e trilhas de conhecimento sobre o assunto!
🤰 Carla S. Oliveira
Carla S. Oliveira é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!