Blog Leda >> Dicas de autocuidado para mães
Dicas de autocuidado para mães
Por que o autocuidado é importante para as mães?
Ser mãe é uma das experiências mais gratificantes da vida, mas também pode ser desafiadora e cansativa. Entre cuidar dos filhos, da casa, do trabalho e de outras responsabilidades, muitas vezes as mães acabam se esquecendo de cuidar de si mesmas. No entanto, é fundamental que as mães reservem um tempo para cuidar de seu bem-estar físico e emocional. O autocuidado não só ajuda as mães a recarregarem suas energias, como também contribui para que elas se sintam mais felizes e realizadas.
Como o alongamento pode beneficiar as mães?
O alongamento é uma prática simples e acessível que pode trazer diversos benefícios para as mães. Além de ajudar a relaxar os músculos e diminuir a tensão do dia a dia, o alongamento também melhora a flexibilidade, a postura e a circulação sanguínea. Para as mães que estão sempre carregando seus filhos nos braços, o alongamento pode ser especialmente benéfico, ajudando a aliviar as tensões musculares causadas pelo esforço repetitivo.
Dicas de alongamento para mães
Confira agora algumas dicas de alongamento para mães que podem ser feitas em casa, sem a necessidade de equipamentos especiais:
-
Alongamento dos membros superiores: estenda os braços para frente e entrelace os dedos, virando as palmas das mãos para fora. Em seguida, estenda os braços para cima, mantendo as mãos entrelaçadas e as palmas das mãos voltadas para o teto. Segure por alguns segundos e depois solte.
-
Alongamento da coluna: sente-se com as pernas cruzadas e as costas retas. Abra os braços para os lados e gire o tronco para a esquerda, olhando por cima do ombro esquerdo. Mantenha a posição por alguns segundos e depois repita para o lado oposto.
-
Alongamento das pernas: deite-se de costas com as pernas estendidas. Flexione uma perna e puxe o joelho em direção ao peito. Segure por alguns segundos e depois troque de perna.
-
Alongamento das panturrilhas: fique em pé com os pés na largura dos quadris. Dê um passo à frente com o pé direito e flexione o joelho esquerdo. Mantenha o calcanhar esquerdo no chão e estique os músculos da panturrilha. Repita o movimento com a outra perna.
Lembre-se de que o alongamento deve ser feito de forma suave e sem dor. Se você tiver alguma lesão ou condição médica, é importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de exercícios.
Conheça o Leda!
O Leda é uma rede social exclusiva para mães, onde você encontra conteúdos em formato de podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade . Acesse agora mesmo o site do Leda e conheça nossa plataforma, que está repleta de dicas e informações sobre maternidade, autocuidado e muito mais!
🤰 Juliana Araújo
Juliana Araújo é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!