Blog Leda >> Dicas para diminuir cólica do bebê
Dicas para diminuir cólica do bebê
Conheça 10 dicas para diminuir a cólica do bebê
A cólica do bebê é um dos maiores desafios para muitos pais, principalmente nos primeiros meses de vida. O incômodo e o choro inconsolável podem deixar qualquer mãe ou pai desesperados. Por isso, preparamos esse post com algumas dicas que podem te ajudar a amenizar as cólicas do seu bebê.
1. Posição correta para amamentação
Uma das possíveis causas de cólicas é a alimentação inadequada. Ao amamentar, procure posicionar o bebê de forma que o nariz esteja alinhado com o mamilo e a barriga bem colada ao corpo da mãe. Dessa forma, é mais difícil que o bebê engula ar durante a mamada.
2. Introduza chás calmantes
Alguns chás podem ajudar a aliviar as cólicas, como o de erva-doce, camomila e erva-cidreira. Porém, antes de oferecer qualquer substância ao seu bebê, é importante consultar o pediatra para orientações e dosagens corretas.
3. Utilize compressas mornas
Aplicar compressas mornas na barriguinha do bebê pode trazer alívio para as cólicas. Antes de fazer isso, verifique a temperatura da compressa com a parte interna do seu antebraço para não queimar a pele sensível do bebê.
4. Faça massagens leves
Massagear a barriga do bebê pode ajudar a relaxar os músculos e aliviar as cólicas. Faça movimentos circulares no sentido horário e com leve pressão. A massagem deve ser feita sempre com cuidado e delicadeza.
5. Proporcione um ambiente tranquilo
O choro excessivo pode piorar as cólicas. Tente criar um ambiente calmo e tranquilo, com pouca luz e pouco barulho, para acalmar o bebê.
6. Experimente técnicas de relaxamento
Técnicas como o uso de sons da natureza, banhos mornos e balançar levemente o bebê podem ajudar a diminuir as cólicas e acalmar o pequeno. Teste diferentes métodos e veja qual funciona melhor para o seu bebê.
7. Faça exercícios de movimentação das perninhas
Movimentar suavemente as perninhas do bebê pode ajudar a aliviar as cólicas. Dobre as perninhas em direção ao peito do bebê e faça movimentos de bicicletinha. Esses exercícios ajudam na movimentação dos intestinos do bebê e podem diminuir as cólicas.
8. Evite alimentos que causam gases
Se você está amamentando, evite consumir alimentos que possam causar gases, como feijão, repolho, brócolis e refrigerantes. Esses alimentos podem passar para o leite materno e causar desconforto no bebê.
9. Use fraldas anti-cólica
Existem fraldas no mercado que possuem um sistema anti-cólica, com uma camada interna especial que ajuda a reduzir a ingestão de ar pelo bebê. Essas fraldas podem ser uma opção para ajudar a diminuir as cólicas.
10. Consulte o pediatra
Se as cólicas do seu bebê persistirem ou se ele estiver apresentando outros sintomas preocupantes, é importante consultar o pediatra . Ele poderá avaliar a situação e indicar o melhor tratamento.
Seguindo essas dicas, você poderá amenizar as cólicas do seu bebê e ter momentos mais tranquilos em família. Lembre-se que cada bebê é único, então é importante testar diferentes estratégias e encontrar as que funcionam melhor para o seu pequeno.
Gostou dessas dicas? No Leda, você encontra diversas trilhas de conhecimento sobre maternidade , incluindo um conteúdo exclusivo sobre como lidar com as cólicas do bebê. Clique no link abaixo e conheça a plataforma!
🤰 Daniela Nogueira
Daniela Nogueira é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!