Blog Leda >> Dicas para lidar com a depressão pós-parto
Dicas para lidar com a depressão pós-parto
Sentimento de Incapacidade: Dicas para Lidar com a Depressão Pós-Parto
A chegada de um bebê é um momento de alegria e amor, mas também pode trazer consigo um grande turbilhão de emoções. Infelizmente, algumas mães podem vivenciar a depressão pós-parto, um transtorno mental que afeta cerca de 15% das mulheres após o parto.
Uma das características da depressão pós-parto é o sentimento de incapacidade, que pode se manifestar de diferentes formas. A mãe pode se sentir insegura em relação aos cuidados com o bebê , ter dificuldades para se conectar emocionalmente com a criança , experimentar sentimentos negativos em relação à maternidade e até mesmo pensar que é uma mãe ruim.
É importante ressaltar que a depressão pós-parto não é culpa da mãe e que ela pode buscar ajuda para superar essa fase. No entanto, sabemos que lidar com a depressão pós-parto não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo.
Dicas para Lidar com a Depressão Pós-Parto e o Sentimento de Incapacidade
1. Busque apoio emocional
É fundamental que a mãe se sinta apoiada emocionalmente nesse momento. Converse com seu parceiro, familiares e amigos mais próximos sobre o que está passando e peça ajuda sempre que necessário. Além disso, você também pode contar com grupos de apoio formados por outras mães que estão enfrentando ou já enfrentaram a depressão pós-parto.
2. Não se cobre tanto
A maternidade é um aprendizado constante e todas as mães cometem erros. Lembre-se de que você está fazendo o seu melhor e não se cobre tanto por pequenos deslizes. Aceite que nem sempre as coisas vão sair como o planejado e que está tudo bem.
3. Cuide de si mesma
Não se esqueça de cuidar de si mesma. Reserve um tempo para fazer atividades que te dão prazer, como hobbies, exercícios físicos ou simplesmente tomar um banho relaxante. Além disso, tente descansar sempre que possível e mantenha uma alimentação equilibrada.
4. Procure ajuda profissional
Se os sintomas da depressão pós-parto persistirem por mais de duas semanas e estiverem interferindo na sua vida diária, é importante buscar ajuda profissional. Um psicólogo ou psiquiatra especializado em saúde mental materna pode te auxiliar no tratamento da depressão pós-parto.
Conheça o Leda e Encontre Apoio para Lidar com a Depressão Pós-Parto
O Leda é uma plataforma desenvolvida especialmente para mães, oferecendo conteúdos especializados em maternidade. Com podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em saúde materna, o Leda pode te ajudar a entender melhor sobre a depressão pós-parto, seus sintomas e tratamentos disponíveis.
Além disso, no Leda você encontrará uma comunidade de mães que compartilham suas experiências e oferecem apoio mútuo . Afinal, é muito importante saber que você não está sozinha nessa jornada.
Acesse o site do Leda e conheça mais sobre essa plataforma que pode te auxiliar nesse momento tão delicado da maternidade. Clique aqui para saber mais!
🤰 Carolina Castro
Carolina Castro é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!