Blog Leda >> Dicas para lidar com a exaustão física e mental após o parto
Dicas para lidar com a exaustão física e mental após o parto
Como se sentir menos cansada após o parto
O período pós-parto é uma fase de grandes transformações e adaptações tanto físicas como emocionais. A chegada de um bebê traz muita alegria, mas também pode ser extremamente exaustivo para a mãe . A recuperação do corpo e da mente após o parto exige cuidados especiais. Pensando nisso, preparamos algumas dicas valiosas para ajudar as novas mamães a lidarem com a exaustão física e mental nesse período.
1. Descanse sempre que possível
A falta de sono é uma das principais causas de exaustão após o parto. É importante tirar cochilos sempre que o bebê dormir e aproveitar ao máximo cada oportunidade de descanso. Peça ajuda para o seu parceiro, familiares ou amigos para cuidarem do recém-nascido enquanto você descansa. Lembre-se de que cuidar de você mesma também é muito importante para conseguir cuidar do seu bebê.
2. Alimente-se de forma saudável
Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter a energia e fortalecer o organismo. É importante consumir alimentos ricos em nutrientes como frutas, legumes, proteínas magras e grãos integrais. Mantenha-se bem hidratada e evite alimentos industrializados, ricos em açúcares e gorduras, que podem causar picos de energia seguidos de queda.
3. Pratique exercícios leves
A prática de exercícios leves e de baixo impacto, como caminhadas e alongamentos, pode ajudar a melhorar a disposição física e mental. Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer atividade física e comece aos poucos, respeitando o seu ritmo de recuperação . Não se cobre demais e lembre-se de que o período pós-parto é uma fase de adaptação e recuperação do corpo.
4. Peça ajuda e delegue tarefas
Muitas vezes, a exaustão física e mental após o parto está relacionada a sobrecarga de tarefas. Não hesite em pedir ajuda para o seu parceiro, familiares e amigos. Delegue tarefas como cuidar do bebê, fazer compras ou mesmo realizar algumas tarefas domésticas. Lembre-se de que todas as pessoas ao seu redor estão dispostas a ajudar, basta você pedir.
5. Mantenha-se conectada
A maternidade pode ser um período solitário, por isso é importante manter-se conectada com outras mães e compartilhar experiências. Participe de grupos de apoio online ou presenciais, frequente cursos e workshops sobre maternidade e troque informações com outras mulheres que estão na mesma fase que você. Essa troca de experiências pode ser muito enriquecedora e ajudar a reduzir o cansaço emocional.
6. Priorize o autocuidado
Em meio a todos os cuidados com o bebê, é fundamental não se esquecer de cuidar de si mesma. Dedique um tempo do seu dia para fazer algo que te dê prazer e relaxe, como ler um livro, tomar um banho relaxante ou fazer uma atividade que você goste. Cuide do seu corpo e da sua mente, pois apenas estando bem consigo mesma você conseguirá cuidar melhor do seu bebê.
A chegada de um bebê é um momento maravilhoso, mas que também traz muitos desafios. É normal sentir-se exausta após o parto, mas lembre-se de que essa fase é passageira. Utilize essas dicas para se cuidar e encontrar equilíbrio físico e mental nessa nova jornada da maternidade. Acesse o blog Leda para encontrar mais conteúdos e dicas para essa fase tão especial!
🤰 Ana Luiza Mendonça
Ana Luiza Mendonça é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!