Blog Leda >> Dicas para lidar com a falta de tempo e escolher atividades prioritárias
Dicas para lidar com a falta de tempo e escolher atividades prioritárias
Se tem uma coisa que as mães sabem muito bem, essa coisa é a falta de tempo. Entre cuidar dos filhos, da casa, do trabalho e de si mesma, encontrar um tempo livre pode ser um desafio diário . Mas, com algumas estratégias simples, é possível lidar com a falta de tempo de forma mais eficiente e escolher atividades prioritárias.
1. Planeje seu dia
O primeiro passo para lidar com a falta de tempo é fazer um planejamento diário . Reserve alguns minutos todas as manhãs para listar todas as tarefas que precisam ser feitas ao longo do dia, incluindo os compromissos dos filhos. Priorize as atividades mais importantes e identifique quais podem ser delegadas ou adiadas.
2. Defina suas prioridades
É importante ter clareza sobre quais são as suas prioridades. Antes de iniciar uma atividade, pergunte-se se ela é realmente importante e se contribui para os seus objetivos pessoais e familiares. Se a resposta for negativa, considere deixar essa tarefa de lado ou encontrar uma forma mais eficiente de realizá-la.
3. Automatize tarefas
A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de economizar tempo. Procure por aplicativos e ferramentas que possam ajudá-la a automatizar tarefas repetitivas, como a organização da casa, as compras de supermercado e o pagamento de contas. Assim, você terá mais tempo livre para se dedicar às atividades que realmente importam.
4. Delegue tarefas
Não tente fazer tudo sozinha. Divida as responsabilidades com seu parceiro, familiares ou amigos. Envolva as crianças nas tarefas domésticas de acordo com a idade delas. Além de aliviar a sua carga de trabalho, essa prática também ajudará no desenvolvimento das crianças, tornando-as mais independentes e responsáveis.
5. Aprenda a dizer não
Dizer não é uma habilidade que todas as mães precisam desenvolver. Saiba estabelecer limites e aprenda a recusar convites, solicitações e tarefas que não estejam alinhadas com as suas prioridades. Lembre-se de que o seu tempo é precioso e que você não pode fazer tudo para todos.
6. Priorize o autocuidado
Para ser uma mãe presente e cuidar bem dos seus filhos, é fundamental cuidar de si mesma. Reserve um tempo diário para fazer atividades que lhe proporcionem prazer e relaxamento, como praticar exercícios físicos, ler um livro ou tomar um banho relaxante. Lembre-se de que você merece ser feliz e realizada.
Seguindo essas dicas simples, você conseguirá lidar com a falta de tempo de forma mais eficiente e ainda terá tempo para aproveitar momentos de qualidade com os seus filhos. E se você deseja aprofundar seus conhecimentos sobre maternidade , o Leda oferece uma plataforma completa com podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade. Clique aqui para conhecer!
🤰 Isabela M.
Isabela M. é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!