Blog Leda >> Dicas para lidar com a fase da puberdade
Dicas para lidar com a fase da puberdade
A puberdade e suas transformações
A puberdade é uma fase marcada por diversas transformações físicas, emocionais e sociais. É nesse período que os filhos começam a passar pela maturação sexual, desenvolvem características sexuais secundárias e enfrentam novos desafios e questionamentos.
Essa fase pode ser um desafio tanto para os filhos quanto para as mães, pois envolve lidar com questões como mudanças no corpo, alterações hormonais , o despertar da sexualidade, o início da menstrualção nas meninas, entre outros aspectos.
Para ajudar as mães a enfrentarem essa fase de forma mais tranquila e acolhedora, separamos algumas dicas valiosas. Confira!
1. Esteja aberta ao diálogo
Uma das coisas mais importantes nessa fase da puberdade é manter o diálogo aberto com os filhos. Esteja sempre disponível para ouvi-los, tirar suas dúvidas e conversar sobre os assuntos que surgirem. É através do diálogo que você poderá compreender melhor as angústias, medos e dúvidas que eles estão enfrentando.
2. Informe-se sobre as transformações do corpo
É fundamental que as mães estejam bem informadas sobre as transformações do corpo que ocorrem durante a puberdade. Isso inclui saber sobre o desenvolvimento dos órgãos sexuais, a menstruação, o crescimento dos pelos, as mudanças na voz, entre outros. Quanto mais informada você estiver, mais preparada estará para orientar e dar suporte aos seus filhos.
3. Respeite o tempo e o espaço dos filhos
Durante a puberdade, é comum que os filhos queiram mais privacidade e que tenham momentos em que preferem ficar sozinhos. Respeite o tempo e o espaço deles, evite invadir a intimidade sem necessidade e esteja disponível quando eles sentirem necessidade de conversar. Demonstre interesse, mas sem pressionar.
4. Esteja atenta aos sinais de problemas emocionais
Algumas transformações emocionais são comuns na adolescência, mas é importante estar atenta caso os filhos apresentem alguns sinais de problemas emocionais mais sérios, como depressão, ansiedade, distúrbios alimentares, entre outros. Se você perceber qualquer alteração significativa no comportamento do seu filho , é importante buscar ajuda de um profissional para orientação e apoio .
A fase da puberdade pode ser desafiadora para as mães, mas também pode ser um momento de muita aprendizagem e conexão com seus filhos. Ao manter o diálogo aberto, estar informada, respeitar o tempo e o espaço deles e ficar atenta aos sinais emocionais, você estará oferecendo um suporte fundamental para que eles passem por essa fase da melhor forma possível.
Conheça o Leda e tenha acesso a conteúdos especializados em maternidade , que vão te ajudar a enfrentar os desafios da puberdade dos seus filhos!
🤰 Bianca R. F.
Bianca R. F. é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!