Blog Leda >> Dicas para lidar com a volta ao trabalho após a licença-maternidade
Dicas para lidar com a volta ao trabalho após a licença-maternidade
Dicas para lidar com a volta ao trabalho após a licença-maternidade
A licença- maternidade é um período especial para a mulher e seu bebê. Durante essas semanas ou meses em casa, a mãe tem a oportunidade de se dedicar inteiramente ao cuidado do filho , criando uma forte conexão com ele. No entanto, chega o momento em que a licença acaba e é preciso voltar ao trabalho . O retorno ao ambiente profissional pode ser desafiador, mas com algumas dicas é possível conciliar a rotina profissional com o cuidado dos filhos.
Mantenha a calma e a confiança
O primeiro passo para lidar com a volta ao trabalho após a licença-maternidade é manter a calma e a confiança. É normal sentir ansiedade, medo e até um pouco de culpa ao deixar o filho pela primeira vez para ir trabalhar. No entanto, lembre-se que você é capaz e está proporcionando um futuro melhor para o seu filho. Mantenha o foco nas suas habilidades profissionais e confie no estabelecimento de uma boa rede de apoio para o cuidado do seu bebê.
Organize a rotina familiar
A organização da rotina familiar é essencial para facilitar o processo de volta ao trabalho . Planeje as atividades diárias, distribua as tarefas entre os membros da família e estabeleça uma rotina que seja equilibrada e funcional para todos. Além disso, busque opções de creches, babás ou escolinhas que ofereçam um ambiente seguro e estimulante para o seu filho enquanto você trabalha. Ter a tranquilidade de saber que seu bebê está em boas mãos irá te ajudar a focar melhor nas responsabilidades profissionais.
Estabeleça uma boa comunicação no trabalho
comunicar -se de forma clara e assertiva no ambiente de trabalho é fundamental para conciliar a maternidade com as demandas profissionais. Converse com seu gestor sobre suas necessidades e expectativas, seja em relação a horários flexíveis, carga horária reduzida ou a possibilidade de trabalho remoto. Além disso, mantenha-se atualizada sobre as políticas e benefícios oferecidos pela empresa para mães que retornam após a licença-maternidade. Mostre-se comprometida com suas responsabilidades profissionais, mas também deixe claro que o cuidado com o seu filho é uma prioridade para você.
Utilize ferramentas e recursos que facilitem a rotina
A tecnologia pode ser uma grande aliada na conciliação entre trabalho e maternidade. Utilize aplicativos de organização, como agenda compartilhada, para facilitar a gestão da rotina. Além disso, aproveite as ferramentas oferecidas pelo Leda, como podcasts e trilhas de conhecimento, para obter informações e apoio sobre como lidar com os desafios da pós-licença-maternidade. A plataforma também oferece uma comunidade de mães que estão passando pela mesma fase, onde é possível trocar experiências e receber suporte.
A volta ao trabalho após a licença-maternidade pode trazer consigo uma mistura de sentimentos, mas é possível enfrentar esse desafio com equilíbrio e tranquilidade. Lembre-se que cada mãe é única e que cada família possui suas particularidades. Encontre o seu próprio ritmo e conte com o apoio do Leda para te ajudar nessa jornada de conciliação entre trabalho e maternidade. Você não está sozinha!
🤰 Juliana S. Reis
Juliana S. Reis é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!