Blog Leda >> Dicas para lidar com a volta ao trabalho após a licença-maternidade
Dicas para lidar com a volta ao trabalho após a licença-maternidade
A volta ao trabalho após a licença-maternidade
A licença- maternidade é um período especial para as mães, em que elas têm a oportunidade de se dedicar integralmente ao cuidado com o bebê. No entanto, chega um momento em que é preciso voltar ao trabalho e conciliar as responsabilidades profissionais com a maternidade.
Essa transição pode ser desafiadora e gerar preocupações para muitas mulheres . Por isso, reunimos algumas dicas para ajudar você a lidar com a volta ao trabalho após a licença-maternidade.
1. Planeje a transição
Antes mesmo de voltar ao trabalho, é importante fazer um planejamento da transição. Avalie a possibilidade de contar com o apoio de familiares, contratar serviços de cuidadores ou creches, e organize a rotina da casa de forma a facilitar o cuidado com o bebê e as tarefas domésticas.
2. Mantenha a amamentação
Se você estiver amamentando, uma das principais preocupações pode ser como manter a amamentação ao retornar ao trabalho. Informe-se sobre a legislação trabalhista que garante o direito de amamentar durante o expediente e busque orientações de especialistas para realizar o aleitamento materno de forma adequada.
Além disso, converse com seu empregador sobre a possibilidade de ter um local confortável e reservado para realizar a ordenha e armazenar o leite materno.
3. Organize a logística
Uma das preocupações mais comuns é a logística para transportar e buscar o bebê na creche ou na casa do cuidador. Planeje antecipadamente os horários e as rotas, verificando se há meios de transporte adequados e seguros. Organize uma lista de contatos de emergência caso seja necessário.
4. Cuide de si mesma
Além de todas as preocupações com o bebê e o trabalho, é fundamental que você cuide de si mesma. Reserve um tempo para se alimentar bem, dormir o suficiente e praticar atividades que proporcionem bem-estar, como exercícios físicos e momentos de relaxamento.
Também é importante conversar com seu parceiro, familiares ou amigos sobre o que está sentindo e buscar apoio emocional quando necessário.
5. Use a tecnologia a seu favor
Aproveite os recursos tecnológicos disponíveis para facilitar a rotina. Use aplicativos de organização, lembretes e agenda para ajudar a lembrar dos compromissos e tarefas. Também é possível utilizar aplicativos de mensagens para se comunicar com o cuidador do bebê durante o expediente, verificando como ele está se adaptando à nova rotina.
O Leda é uma plataforma que oferece podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade. Através do Leda, você pode ter acesso a informações e orientações que irão te auxiliar na volta ao trabalho após a licença-maternidade. Conheça o Leda e tenha uma maternidade mais tranquila e sem preocupações!
🤰 Luana Santos
Luana Santos é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!