Blog Leda >> Dicas para lidar com as birras e teimosias das crianças
Dicas para lidar com as birras e teimosias das crianças
Dicas para lidar com as birras e teimosias das crianças
Ser mãe é uma experiência maravilhosa, mas também pode ser desafiadora. Uma das situações mais comuns e difíceis de lidar é quando as crianças têm birras e teimosias. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a superar essas situações e vencer as limitações.
1. Mantenha a calma
Quando uma criança está tendo uma birra ou sendo teimosa, é importante que a mãe mantenha a calma. Responder com raiva ou irritação só vai piorar a situação e ensinar à criança que essa é uma forma aceitável de se comportar.
2. Identifique os gatilhos
Procure identificar quais são os gatilhos que desencadeiam as birras e teimosias do seu filho . Pode ser cansaço, fome, frustração ou algum evento específico. Sabendo disso, você poderá antecipar essas situações e agir preventivamente.
3. Faça acordos
Converse com seu filho e tente fazer acordos. Explique a ele o motivo pelo qual determinado comportamento é indesejado e ofereça uma alternativa. Por exemplo, se ele não quer arrumar o quarto, proponha que ele arrume metade e você arrume a outra metade.
4. Estabeleça limites
As crianças precisam de limites para se sentirem seguras. Estabeleça regras claras e explique os motivos por trás delas. Isso ajudará a evitar birras e teimosias.
5. Seja consistente
Seja consistente na forma como você lida com as birras e teimosias do seu filho. A falta de consistência confunde a criança e faz com que ela teste os limites.
Colocando essas dicas em prática, você estará preparada para enfrentar as birras e teimosias das crianças e vencer as limitações da maternidade . E para ter acesso a mais conteúdos sobre maternidade, conheça o Leda! Lá você encontrará podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade, que vão te ajudar em todas as fases dessa jornada incrível.
🤰 Carla C. Sousa
Carla C. Sousa é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!