Blog Leda >> Dicas para superar a culpa materna
Dicas para superar a culpa materna
A maternidade é uma fase repleta de desafios e emoções. Todas as mães querem fazer o melhor pelos seus filhos, mas em meio a essa busca pela perfeição, é comum surgir a culpa materna por dar atenção demais às crianças. É importante lembrar que se dedicar aos filhos não é algo negativo, mas sim um reflexo do amor e do vínculo que temos com eles.
O que é a culpa materna?
A culpa materna é um sentimento de angústia ou remorso que as mães experimentam quando acreditam que estão falhando em suas responsabilidades, principalmente por dar atenção demais aos filhos. Essa culpa pode se manifestar de diferentes formas, como sentir que não está sendo uma boa mãe por estar sempre disponível para os filhos ou até mesmo achar que está prejudicando outras áreas da sua vida, como o trabalho ou o relacionamento conjugal.
Como superar a culpa materna?
É importante lembrar que a culpa materna é um sentimento universal e que todas as mães já a experimentaram, em maior ou menor grau, em algum momento da sua jornada. Para superá-la, é preciso adotar uma postura de autocuidado e buscar estratégias que ajudem a lidar com esse sentimento:
1. Aceite-se e valorize o seu papel de mãe : Reconheça que dar atenção demais aos filhos é uma demonstração de amor e que essa dedicação é válida. Valorize as suas habilidades maternas e confie no seu instinto.
2. Equilibre as suas necessidades com as necessidades dos filhos: Se você está dedicando tempo e energia em excesso aos filhos e isso está prejudicando outras áreas da sua vida, busque equilibrar as suas próprias necessidades com as necessidades dos seus filhos. Reserve momentos do seu dia para cuidar de si mesma e fazer atividades que te tragam prazer e satisfação.
3. Busque suporte e orientação: Ouvir outras mães compartilharem suas experiências e saberes pode te ajudar a se sentir mais compreendida e apoiada. No Leda, você encontrará uma comunidade acolhedora e especialistas em maternidade que podem oferecer orientação e apoio nas mais diversas áreas do desenvolvimento infantil.
O Leda: sua rede de apoio na maternidade
O Leda é uma rede social criada especialmente para as mães, oferecendo apoio emocional, informação de qualidade e orientação especializada. No Leda, você encontrará uma variedade de conteúdos em formato de podcasts e trilhas de conhecimento, criados por especialistas em maternidade, que abordam temas como desenvolvimento infantil, saúde, educação, autocuidado, entre outros.
Além disso, no Leda você terá acesso a uma comunidade de mães, prontas para compartilhar suas vivências e oferecer apoio mútuo. Através de grupos de discussão e chats, você poderá trocar experiências, tirar dúvidas e se conectar com mães que estão passando pelas mesmas situações que você.
Conheça o Leda e encontre apoio e orientação especializada para lidar com a culpa materna e outros desafios da maternidade. Junte-se a essa rede de mães que entendem você e estão prontas para te apoiar!
🤰 Letícia Santos
Letícia Santos é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!