Blog Leda >> Escolhas profissionais na adolescência: como apoiar seu filho nessa importante decisão
Escolhas profissionais na adolescência: como apoiar seu filho nessa importante decisão
Escolhas profissionais na adolescência: como apoiar seu filho nessa importante decisão
Quando crianças, os filhos passam boa parte do tempo sonhando com o que querem ser quando crescerem: astronauta, veterinário, jogador de futebol. Mas quando a adolescência chega, esses sonhos começam a se tornar mais concretos, e as escolhas profissionais se tornam uma preocupação tanto para os filhos quanto para os pais.
1. Converse com seu filho
O primeiro passo para orientar seu filho nas escolhas profissionais é conversar com ele. A adolescência é um momento de descobertas e muitas vezes os adolescentes podem sentir-se perdidos em relação ao futuro. Mostre-se presente e disponível para ouvi-lo, compreendendo suas angústias e inseguranças.
2. Conheça as habilidades e interesses do seu filho
Cada adolescente tem suas próprias habilidades e interesses. Ajude seu filho a identificar quais são suas paixões e talentos, incentivando-o a explorá-los e a descobrir suas áreas de interesse. Isso ajudará na escolha profissional e na definição de um caminho a seguir.
3. Esteja por dentro das possibilidades educacionais e profissionais
A profissão dos sonhos do seu filho pode não ser uma opção viável na prática. Por isso, é importante que os pais se informem sobre as possibilidades educacionais e profissionais disponíveis, mostrando as diferentes carreiras e alternativas. Dessa forma, é possível ajudar o adolescente a ter uma visão mais realista e consciente do mercado de trabalho.
4. Incentive a participação em palestras e eventos
Palestras, feiras de profissões e eventos relacionados ao mercado de trabalho podem ser ótimas oportunidades para o adolescente conhecer diferentes áreas e profissionais. Incentive seu filho a participar desses eventos, pois eles proporcionam um contato mais próximo com a realidade profissional e podem ajudá-lo a tomar decisões mais embasadas.
5. Busque apoio profissional
Não tenha medo de buscar apoio profissional na hora de orientar seu filho nas escolhas profissionais. Psicólogos e orientadores vocacionais são especialistas no assunto e podem oferecer um suporte importante nessa fase da vida. Eles podem ajudar o adolescente a conhecer suas aptidões, a identificar suas áreas de interesse e a encontrar uma carreira que esteja alinhada com seus valores e objetivos.
Apoiando seu filho nessa importante decisão, você estará contribuindo para que ele faça escolhas profissionais mais acertadas e se sinta mais realizado no futuro. E lembre-se: o Leda está aqui para te auxiliar em toda jornada da maternidade . Conheça o Leda e tenha acesso a podcasts e trilhas de conhecimento para te ajudar nessa fase tão especial!
🤰 Luiza Ferreira
Luiza Ferreira é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!