Blog Leda >> Filmes sobre família: uma diversidade de histórias e experiências
Filmes sobre família: uma diversidade de histórias e experiências
A representatividade nas telas: diversidade de histórias e experiências familiares nos filmes
Cinematografia tem o poder notável de contar histórias, trazendo à tona diversas perspectivas da vida. Quando o assunto é família , a representação nas telas tem evoluído, ampliando-se para abraçar a variação na estrutura familiar. Com a evolução da sociedade e o fortalecimento dos movimentos LGBTQIA+, cada vez mais filmes têm sido produzidos para retratar a vivência de famílias homoparentais, mostrando as suas alegrias, desafios e amor incondicional.
O papel do cinema na promoção da inclusão e diversidade
A representatividade é essencial para a inclusão social e para que todas as pessoas se sintam representadas na sociedade. As famílias, independentemente da orientação sexual dos pais, possuem suas próprias dinâmicas e experiências. Os filmes que retratam famílias homoparentais têm o poder de ilustrar que o amor, o cuidado e o empenho na criação dos filhos são fundamentais, independentemente dos cuidadores serem homossexuais ou heterossexuais.
Filmes que espelham a diversidade de famílias homoparentais
Apresentamos uma seleção de filmes que retratam a diversidade e o cotidiano de famílias homoparentais:
- Minhas Mães e Meu Pai (2010) - O filme retrata Nic e Jules, um casal de lésbicas que criam dois filhos juntos, concebidos através de inseminação artificial.
- Uma Família de Dois (2016) - Nesse enredo, Samuel, um solteirão convicto, tem sua vida virada de cabeça para baixo quando uma de suas antigas conquistas aparece com Gloria, sua filha, e desaparece sem mais nem menos.
- Minha Vida em Marte (2018) - Uma comédia brasileira que continua a história da personagem Fernanda (interpretada por Mônica Martelli), agora enfrentando os desafios do divórcio e da maternidade.
- Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014) - Um filme nacional aclamado que, além de tratar do tema da homossexualidade, mostra como é o dia a dia de um adolescente cego, vivendo suas primeiras paixões.
- Livremente (2021) - Um documentário que acompanha a vida de Geovana e Oto, um casal de mulheres que decidiram ter um filho por meio de fertilização in vitro.
A importância de plataformas com Leda para o compartilhamento de experiências e aprendizado sobre maternidade
O Leda é uma rede social criada especialmente para mães, proporcionando conteúdo direcionado sobre maternidade, desenvolvido por especialistas. Da gestação aos primeiros anos de vida dos pequenos, Leda oferece uma plataforma diversificada de conteúdos, disponibilizando, além do blog, podcasts e trilhas de conhecimento com informações relevantes e atualizadas. Portanto, se o tema de filmes sobre famílias homoparentais te interessa, você encontrará no Leda conteúdos enriquecedores e inspiradores!
Deseja conectar-se com outras mães, compartilhar experiências e aprofundar-se em temas relacionados à maternidade? Acesse Leda aqui e conheça nossa plataforma!
🤰 Fernanda Da Silva
Fernanda Da Silva é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!