Blog Leda >> Maneiras de lidar com a culpa materna e ser uma mãe produtiva
Maneiras de lidar com a culpa materna e ser uma mãe produtiva
É muito comum que mulheres experimentem sentimentos de culpa em relação à maternidade . A sociedade impõe expectativas e padrões irrealistas às mães, o que muitas vezes leva a um sentimento constante de não estar sendo produtiva o suficiente.
O que é a culpa materna?
A culpa materna é um sentimento de responsabilidade e preocupação exagerada com as decisões, ações e o cuidado com os filhos. Muitas vezes, a culpa materna surge da comparação com outras mães, dos julgamentos sociais e da pressão para alcançar a perfeição.
Como lidar com a culpa materna?
Existem diversas maneiras de lidar com a culpa materna e ser uma mãe mais produtiva. Aqui estão algumas estratégias que podem te ajudar:
- Pratique a autocompaixão: lembre-se de que você está fazendo o seu melhor e que é impossível ser perfeita o tempo todo.
- Estabeleça prioridades: defina quais são as suas prioridades e concentre-se nelas. Não tente abraçar o mundo e fazer tudo ao mesmo tempo.
- Aprenda a dizer não: saiba quando é necessário estabelecer limites e dizer não para atividades que não agregam valor à sua vida e à vida dos seus filhos.
- Peça ajuda: não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda quando precisar. Os cuidados com os filhos não devem ser uma responsabilidade unicamente materna.
- Busque apoio: procure grupos de mães em que você possa compartilhar experiências, desabafar e encontrar apoio.
Leda: sua parceira na maternidade
O Leda é uma plataforma que oferece apoio e conhecimento para mães. Com podcasts e trilhas de conhecimento sobre maternidade , o Leda busca ajudar as mães a lidarem com a culpa materna e a serem mães mais produtivas.
Clique aqui para conhecer o Leda e descobrir como podemos te ajudar!
🤰 Juliana Nascimento
Juliana Nascimento é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!