Blog Leda >> Preparação emocional para a chegada do segundo filho
Preparação emocional para a chegada do segundo filho
Preparação emocional para a chegada do segundo filho
Receber a notícia da gravidez do segundo filho é motivo de muita alegria para a família. É um momento de compartilhar a felicidade de ser mãe de dois e começar a pensar na chegada desse novo membro.
No entanto, assim como acontece na primeira gravidez, é importante se preparar emocionalmente para lidar com as mudanças e desafios que essa nova fase irá trazer . Afinal, agora você não será mais mãe de apenas um, mas de dois filhos.
Entendendo as emoções
A chegada de um segundo filho é um misto de sentimentos. Por um lado, há a felicidade de poder dar um irmão ao seu primogênito e de ter uma família maior. Por outro lado, podem surgir algumas preocupações e medos em relação à rotina, aos cuidados com as crianças e até mesmo à possibilidade de não conseguir dividir o amor e a atenção entre os dois.
Essas emoções são perfeitamente normais e fazem parte do processo de adaptação . É importante reconhecê-las e conversar com seu parceiro, amigos ou familiares sobre o que está sentindo.
Planejando e organizando-se
Uma das melhores maneiras de se preparar emocionalmente para a chegada do segundo filho é planejar e organizar-se. Tenha em mente que a rotina irá mudar e que será necessário encontrar uma nova dinâmica familiar.
Converse com seu parceiro(a) sobre as tarefas e responsabilidades de cada um e como vocês irão se dividir para dar conta de tudo. Liste as tarefas que precisam ser realizadas antes do nascimento do bebê e vá riscando conforme forem sendo concluídas. Isso ajudará a dar uma sensação de controle e evitará a sensação de estar perdida ou sobrecarregada.
Envolvendo o primogênito
Uma das preocupações mais comuns de mães que estão esperando o segundo filho é como o primogênito irá reagir à chegada do irmãozinho. Para minimizar esse receio, é importante envolver o mais velho na gravidez e na preparação para a chegada do bebê.
Leve-o às consultas de pré-natal, permita que ele sinta a barriga e escute os batimentos cardíacos do bebê. Converse sobre a importância de ser um irmão mais velho e deixe-o participar dos preparativos, como a decoração do quarto do bebê e a escolha das roupinhas.
Buscando apoio
Por fim, lembre-se de que você não está sozinha nessa jornada. Procure apoio em grupos de mães, converse com outras mulheres que já passaram pela experiência de ter dois filhos e busque suporte profissional, se necessário.
O Leda é uma rede social para mães que oferece conteúdos especializados em maternidade , incluindo podcasts e trilhas de conhecimento. Visite nosso site para conhecer mais sobre a plataforma e encontrar apoio para a felicidade de ser mãe de dois!
🤰 Cristiane Souza
Cristiane Souza é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!