Blog Leda >> Quando retornar ao trabalho após a licença-maternidade
Quando retornar ao trabalho após a licença-maternidade
A licença- maternidade é um período importante e delicado na vida de uma mãe . Durante esse tempo, ela tem a oportunidade de se dedicar ao cuidado e desenvolvimento do bebê, além de se recuperar física e emocionalmente do parto.
No entanto, chega um momento em que é necessário retornar ao trabalho. Muitas mães se questionam sobre qual é o momento certo para voltar à rotina profissional, levando em consideração diversos fatores, como o vínculo com o bebê, a disponibilidade de suporte familiar, a situação financeira e a vontade pessoal.
Para te ajudar nessa decisão, selecionamos algumas experiências de mães que retornaram ao trabalho após a licença-maternidade. Através delas, você poderá ter uma ideia de como outras mulheres lidaram com essa transição e quais foram as estratégias utilizadas para conciliar a vida profissional com a maternidade.
Experiência 1: Beatriz
Beatriz é mãe de um menino de 1 ano e meio. Ela decidiu retornar ao trabalho após 6 meses de licença. Segundo Beatriz, o principal motivo que a levou a voltar foi a necessidade financeira. Ela e o marido fazem parte da mesma área profissional e tiveram que se ajustar para conciliar os horários e cuidados com o bebê.
Beatriz conta que se organizou com antecedência, pesquisou sobre creches próximas ao trabalho e buscou uma com boas recomendações. Assim, ela se sentiu mais segura e tranquila em deixar o filho durante o período de trabalho.
Experiência 2: Carla
Carla é mãe de gêmeos e optou por prolongar a licença-maternidade por um ano. Durante esse tempo, ela aproveitou para se dedicar exclusivamente aos bebês e estabelecer os vínculos familiares. No entanto, após esse período, sentiu a necessidade de retornar ao trabalho e retomar sua vida profissional.
Para que a transição fosse mais tranquila, Carla contou com o apoio de familiares e optou por uma jornada de trabalho mais flexível. Ela também buscou atividades complementares para os gêmeos, como aulas de música e natação, para que eles tivessem um ambiente de socialização e desenvolvimento.
Experiência 3: Fernanda
Fernanda é mãe de uma menina de 3 anos e decidiu retornar ao trabalho após 1 ano de licença. Ela conta que, durante o período em que esteve em casa, teve a oportunidade de acompanhar de perto o desenvolvimento da filha e criar um vínculo muito forte com ela.
No entanto, Fernanda sentiu a necessidade de retomar sua carreira e voltar a se dedicar ao trabalho. Para isso, ela buscou uma empresa que valorizasse a conciliação entre a vida profissional e familiar, e encontrou uma oportunidade que permitia horários flexíveis e home office em alguns dias da semana.
Essas são apenas algumas experiências de mães que retornaram ao trabalho após a licença-maternidade. Cada mulher possui uma trajetória única e enfrenta desafios e decisões individuais nesse processo.
Se você está se questionando sobre quando retornar ao trabalho, lembre-se de avaliar todas as variáveis envolvidas, como suas necessidades financeiras, a disponibilidade de suporte familiar, a situação do mercado de trabalho e o seu próprio desejo e bem-estar.
Acesse o Leda e conheça mais histórias inspiradoras de mães que voltaram ao trabalho e descubra como elas conseguiram equilibrar a maternidade e a vida profissional.
🤰 Renata C. Silva
Renata C. Silva é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!