Blog Leda >> Quando retornar ao trabalho após a licença-maternidade
Quando retornar ao trabalho após a licença-maternidade
O momento certo para retornar ao trabalho
Quando uma mãe decide se tornar mãe, várias questões surgem, inclusive sobre quanto tempo ela ficará em casa após o nascimento do bebê. A licença- maternidade é um direito garantido por lei, mas muitas vezes as mães se questionam sobre o momento certo para retornar ao trabalho.
Não há uma resposta única para essa pergunta, pois cada mulher tem suas próprias circunstâncias e necessidades. Além disso, o ideal é que cada mãe possa avaliar suas próprias emoções e também as necessidades de seu bebê.
O recomendado por especialistas é que o período mínimo de licença-maternidade seja de 120 dias, mas esse período pode variar de acordo com a lei de cada país ou região. No entanto, pode ser que a mãe sinta que precisa de mais tempo em casa para se adaptar a essa nova fase da sua vida, ou até mesmo que sinta que está pronta para retornar às suas atividades profissionais antes desse prazo.
Planejamento prévio
Quando a mãe decide retornar ao trabalho após a licença-maternidade é importante fazer um planejamento prévio para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível.
Algumas dicas para um planejamento bem-sucedido incluem:
- Conversar com o empregador para alinhar as expectativas e definir horários flexíveis ou possíveis adaptações na rotina de trabalho.
- Buscar apoio da família e amigos para cuidar do bebê durante o período de trabalho. Pode ser necessário encontrar uma rede de apoio para dar suporte nesse momento.
- Organizar a rotina da casa de forma a facilitar a volta ao trabalho. Isso inclui definir horários para as refeições, tarefas domésticas e cuidados com a criança .
Encontrando apoio na plataforma Leda
O Leda é uma plataforma que oferece apoio e orientação para mães em todas as fases da maternidade , incluindo a volta ao trabalho. Se você está se perguntando como encontrar apoio para fazer essa transição de forma mais positiva, o Leda pode te ajudar.
Na plataforma, você encontrará conteúdos em formato de podcasts e trilhas de conhecimento criadas por especialistas em maternidade. Você poderá ter acesso a informações valiosas sobre como conciliar sua vida profissional com a maternidade e como se preparar emocionalmente para essa transição.
Além disso, no Leda você poderá fazer parte de uma rede de mães que estão passando pelos mesmos desafios, trocando experiências e se apoiando mutuamente. É um espaço seguro e acolhedor para compartilhar suas dúvidas, medos e conquistas.
Então, se você está se preparando para voltar ao trabalho após a licença -maternidade, não deixe de conhecer o Leda e encontrar todo o apoio que precisa para ter uma experiência positiva nessa transição.
🤰 Débora Gomes
Débora Gomes é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!