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Teorias de desenvolvimento infantil
Teorias de Desenvolvimento Infantil
Desde os primeiros anos de vida, o desenvolvimento neuropsicomotor é uma das principais preocupações dos pais e cuidadores. Com o objetivo de compreender os diferentes estágios e aspectos do desenvolvimento infantil, diversos estudiosos têm elaborado teorias e modelos explicativos.
Neste artigo, vamos apresentar algumas das teorias mais conhecidas na área de desenvolvimento infantil e destacar a importância do desenvolvimento neuropsicomotor para o crescimento e aprendizado das crianças.
Teoria do Desenvolvimento de Jean Piaget
A teoria de desenvolvimento de Jean Piaget é uma das mais influentes e conhecidas no campo da psicologia infantil. Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo acontece por meio de estágios sequenciais e universais, nos quais a criança constrói seu conhecimento por meio da interação com o ambiente.
Os estágios de desenvolvimento propostos por Piaget são:
- Sensório-motor (0 a 2 anos): a criança explora o ambiente através dos sentidos e ações motoras;
- Pré-operacional (2 a 7 anos): a criança desenvolve a capacidade de representação simbólica;
- Operacional concreto (7 a 11 anos): a criança adquire a capacidade de pensar de forma lógica e concreta;
- Operacional formal (a partir dos 11 anos): a criança desenvolve o pensamento abstrato e hipotético-dedutivo.
Teoria do Apego de John Bowlby
A teoria do apego de John Bowlby destaca a importância das relações afetivas nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento emocional e social da criança.
Segundo Bowlby, a qualidade do vínculo estabelecido entre a criança e seu cuidador principal (geralmente a mãe ) influencia diretamente a forma como a criança irá se relacionar no futuro. Um apego seguro proporciona à criança uma base segura para explorar o mundo e a capacidade de estabelecer relações saudáveis com outras pessoas.
Teoria do Desenvolvimento Motor de Gesell
A teoria do desenvolvimento motor de Gesell se concentra no desenvolvimento físico e motor da criança desde o nascimento até a adolescência.
Gesell identificou diferentes marcas de desenvolvimento em áreas como controle de cabeça, rotação, sentar, engatinhar , andar e pegar objetos. Segundo a teoria de Gesell, cada criança possui um ritmo único de desenvolvimento, mas há padrões gerais de maturidade que são universais.
Desenvolvimento Neuropsicomotor e o Leda
O desenvolvimento neuropsicomotor é uma área multidisciplinar que estuda o desenvolvimento da criança como um todo, considerando aspectos neurológicos, psicológicos e motores. É fundamental entender como ocorre o amadurecimento do sistema nervoso e como ele influencia nas competências cognitivas e motoras da criança.
No Leda, você encontrará trilhas de conhecimento e podcasts sobre desenvolvimento neuropsicomotor, com conteúdos elaborados por especialistas na área. Acesse nosso site e conheça a plataforma completa para mães e cuidadores.
🤰 Silvia Santos
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