Blog Leda >> Volta ao trabalho após a licença maternidade
Volta ao trabalho após a licença maternidade
Volta ao trabalho após a licença maternidade: como acompanhar a criança no período de adaptação
Após a licença maternidade , muitas mães se deparam com a difícil tarefa de conciliar o retorno ao trabalho com o cuidado e acompanhamento de seus filhos. Nesse período de adaptação , é importante ter em mente que cada criança tem o seu próprio ritmo e necessidades específicas.
Para garantir uma transição suave e tranquila, é fundamental tomar algumas medidas que possam contribuir para o bem-estar da criança e para que ela se sinta segura nesse novo momento. Confira algumas dicas que podem ajudar nesse processo:
1. Converse com a equipe da creche ou escolinha
Antes mesmo de iniciar o período de adaptação , é importante entrar em contato com a equipe responsável pela criança na creche ou escolinha. Converse sobre as rotinas e atividades que são realizadas no local, compartilhe informações sobre o seu filho e tire todas as suas dúvidas. Quanto mais informação você tiver, mais tranquila se sentirá ao deixar a criança sob os cuidados de outras pessoas.
2. Faça visitas prévias ao local
Agende algumas visitas prévias ao local onde a criança ficará durante o período de adaptação . Dessa forma, você poderá conhecer as dependências, os profissionais e as atividades que serão oferecidas. Além disso, é uma oportunidade para a criança se familiarizar com o ambiente e se sentir mais segura.
3. Traga objetos familiares
Leve objetos que sejam familiares para a criança, como um brinquedo favorito, uma manta ou um travesseiro. Esses objetos podem ajudar a trazer conforto e segurança nesse momento de transição.
4. Estabeleça uma rotina
Uma rotina organizada pode trazer mais segurança para a criança. Estabeleça horários de alimentação, sono e brincadeiras e comunique essas informações para a equipe responsável pelo cuidado da criança.
5. Mantenha-se informada sobre o dia a dia da criança
Converse com a equipe da creche ou escolinha sobre o desenvolvimento da criança, suas refeições, troca de fraldas e outras atividades. Manter-se informada sobre o dia a dia do seu filho irá ajudar a acompanhar o seu desenvolvimento.
6. Saiba lidar com a separação
A separação pode ser difícil tanto para a criança quanto para a mãe . É normal que a criança sinta-se insegura e chore nas primeiras semanas. Tenha paciência e demonstre confiança na equipe da creche ou escolinha. Gradualmente, a criança se adaptará ao novo ambiente e às novas pessoas à sua volta.
Ao acompanhar seu filho no período de adaptação ao retorno ao trabalho, você estará contribuindo para seu desenvolvimento emocional e social. Lembre-se que cada criança é única e, mesmo que a adaptação possa ser desafiadora, com carinho, atenção e paciência, tudo se ajeita.
O Leda é uma rede social para mães que oferece conteúdos exclusivos sobre maternidade. Conheça a plataforma e encontre dicas, podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas para auxiliar nessa incrível jornada da maternidade.
🤰 Amanda Santos
Amanda Santos é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!