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Dicas para lidar com birras e crises
Todo pai ou mãe já passou pela situação de ter que lidar com uma criança birrenta no supermercado. É um momento desafiador, onde a paciência é testada ao limite e muitas vezes nos sentimos envergonhados diante dos olhares julgadores das outras pessoas.
No entanto, lidar com birras e crises faz parte do desenvolvimento infantil e é algo comum. As crianças ainda estão aprendendo a lidar com suas emoções e nem sempre conseguem expressar o que querem ou como estão se sentindo da melhor maneira.
Pensando nisso, separei algumas dicas infalíveis para acalmar uma criança birrenta no supermercado. Essas estratégias podem ajudar a evitar situações constrangedoras e tornar a sua experiência de compras mais tranquila e agradável. Confira!
Tenha uma conversa antecipada
Antes de ir ao supermercado, converse com seu filho e explique o que vai acontecer. Explique para ele o motivo da ida ao supermercado, o que vocês vão comprar e o que ele pode esperar.
É importante usar uma linguagem adequada para a idade da criança e envolvê-la no processo, pedindo a sua ajuda na escolha de produtos ou encarregando-a de alguma tarefa.
Essa conversa antecipada ajuda a criança a se preparar para a ida ao supermercado e a entender o que está acontecendo. Ela se sentirá mais segura e preparada para enfrentar o ambiente movimentado do supermercado.
Estabeleça regras claras
É importante estabelecer regras claras e definir o que é esperado da criança durante as compras. Explique que ela precisa se comportar bem, andar ao seu lado, não pegar objetos sem permissão, entre outras regras que considere necessárias.
Se a criança já estiver em idade de entender, também é válido conversar sobre as consequências caso ela não siga as regras estabelecidas.
Lembre-se de ser firme, mas também flexível. Nem sempre as coisas vão sair como planejado e é importante saber lidar com imprevistos sem perder a paciência.
Distraia a criança
Uma das estratégias mais eficazes para acalmar uma criança birrenta no supermercado é distraí-la. Antes de sair de casa, leve um brinquedo ou alguma atividade que ela goste para envolvê-la durante as compras.
Também é válido usar a criatividade e fazer brincadeiras envolvendo os produtos do supermercado, como adivinhar o que tem dentro da embalagem ou contar quantas frutas vermelhas têm na prateleira, por exemplo.
A distração pode ajudar a desviar o foco da birra e a criança pode se sentir mais envolvida com a atividade, esquecendo-se do motivo da insatisfação.
Seja empático
Diante de uma crise ou birra no supermercado, é importante manter a calma e ser empático. Coloque-se no lugar da criança e tente entender o que está causando essa reação.
Não adianta brigar, gritar ou tentar impor sua vontade à força. Isso só vai aumentar a intensidade da birra e prolongar a situação. Tente acalmar a criança e mostrar que você entende que ela está chateada ou frustrada, mas que existem formas melhores de lidar com esses sentimentos.
Estabeleça limites
Por mais que seja importante ser empático e compreender os sentimentos da criança, também é fundamental estabelecer limites. Mostre para ela que certos comportamentos não são aceitáveis e que existem consequências para as ações.
Por exemplo, se a criança começar a jogar objetos no chão ou gritar, explique que esse tipo de comportamento não é adequado e que vocês podem precisar sair do supermercado se ele continuar.
Novamente, é importante lembrar de ser firme, mas também flexível. Se a birra continuar mesmo após estabelecer os limites, talvez seja melhor sair do supermercado, evitando uma situação ainda mais estressante para todos.
Essas são apenas algumas das estratégias que podem ajudar a acalmar uma criança birrenta no supermercado. Cada criança é única e é importante conhecer o seu filho para encontrar as melhores formas de lidar com essas situações.
Lembre-se sempre de manter a calma e ter paciência. A birra é passageira e, com o tempo, a criança vai aprendendo a lidar com suas emoções e as idas ao supermercado serão menos estressantes.
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🤰 Lara Santos
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