Blog Leda >> Primeiros sinais de gravidez
Primeiros sinais de gravidez
Primeiros sinais de gravidez: sono em excesso
Descobrir que está grávida é uma das experiências mais emocionantes e marcantes na vida de uma mulher. Mas antes mesmo do atraso menstrual, o nosso corpo começa a enviar sinais sutis de que algo está diferente. Um desses sinais é o sono em excesso, que pode ser um indicativo de gravidez. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre esse sintoma tão comum nas mulheres grávidas.
O que é sono em excesso?
O sono em excesso é uma sonolência acima do normal, um cansaço que parece nunca passar, mesmo após uma noite de sono tranquila. É comum que as mulheres grávidas sintam uma vontade inexorável de dormir a qualquer momento do dia, mesmo quando não estão cansadas. Essa sonolência excessiva ocorre pois o corpo está passando por diversas mudanças hormonais e físicas, o que pode demandar mais energia e descanso.
Por que o sono em excesso é um sinal de gravidez?
O sono em excesso é considerado um dos primeiros sinais de gravidez, pois ocorre devido às alterações hormonais que começam a acontecer no corpo da mulher. Logo após a concepção , o corpo começa a produzir o hormônio da gravidez, a progesterona, que é responsável por diversas mudanças no corpo, incluindo o aumento do sono.
Além disso, o sono em excesso durante a gravidez pode ocorrer por outros fatores, como o aumento do fluxo sanguíneo, a necessidade de nutrir o bebê em desenvolvimento e as alterações emocionais e psicológicas que a gestante vivencia nesse período tão especial.
Outros sinais de gravidez
Além do sono em excesso, existem outros sintomas que podem indicar uma possível gravidez. É importante lembrar que cada mulher é única e pode apresentar sintomas diversos, mas alguns dos sinais mais comuns são:
- Ausência da menstruação
- Seios doloridos ou inchados
- Náuseas e vômitos
- Olfato mais sensível
- Aversão a certos alimentos
- Alterações de humor
Quando fazer o teste de gravidez?
Se você está apresentando alguns desses sinais, inclusive o sono em excesso, é recomendado que você faça um teste de gravidez. Existem dois tipos de testes: o de farmácia, que pode ser feito em casa com a urina, e o teste de sangue, que é mais preciso e confiável.
O ideal é que o teste seja feito após o atraso menstrual, pois nesse período os níveis do hormônio da gravidez podem estar mais altos e o resultado será mais preciso. No entanto, para mulheres que estão ansiosas para saber se estão grávidas, existem alguns testes que prometem identificar a gestação antes mesmo do atraso, mas é importante lembrar que nem sempre eles são precisos.
Conclusão
O sono em excesso é um dos primeiros sinais de gravidez e pode ser um indício de que um novo ser está se formando dentro de você. É um momento de muitas descobertas e emoções, por isso é importante fazer um acompanhamento médico e estar atenta aos sinais que o seu corpo dá.
No Leda, você encontra diversas informações e suporte para todas as fases da maternidade . Acesse o site e conheça nossa plataforma, repleta de podcasts e trilhas de conhecimento criados por especialistas em maternidade.
🤰 Lívia Sales
Lívia Sales é usuária do Leda!
Faça como ela e compartilhe seu conhecimento útil com outras mães.
Faça sua conta gratuita no Leda! Clique aqui!